5 dicas que todo mecânico deveria saber

Quando se trata da boa “saúde” do automóvel nenhuma parte dele, por mais simples que possa parecer deve ser desconsiderada. Você que tem um bom apreço pelo seu veículo, ou mesmo você que está abrindo ou ampliando sua oficina mecânica,é para vocês que esse artigo foi escrito: para falar de um detalhezinho que quase sempre passa despercebido.

Uma peça pequena, que não é fundamental para fazer com que o veículo se desloque corretamente, e que em alguns casos é até responsável pela perda de potência do motor. Apesar disso tudo, é um elemento que jamais pode fazer falta em nosso dia a dia, ainda mais se tratando de um país quente como nosso Brasil; proporcionando conforto e tranquilidade para o motorista o ar condicionado automotivo pode ser a diferença entre uma direção mais segura e prudente e uma direção desconfortável e por consequência mais exposta ao risco. 

Por tanto não devemos desvalorizar essa parte do carro somente por ser um bem de “luxo” , hoje em dia é muito raro encontrar um veículo que saia da montadora sem esse componente, até os modelos mais básicos possuem ares-condicionados, e por razão disso tudo está se tornando um tipo de manutenção bem mais procurada nas oficinas mecânicas.

Nesse artigo iremos explorar algumas das dicas que cabem para quem busca manter seu sistema de refrigeração do veículo sempre funcionando bem, e para você mecânico que atende a esse público pode realizar um serviço com a melhor qualidade possível. 

01 – Dicas sobre a limpeza anual

A melhor forma de prevenção contra qualquer tipo de adversidade no sistema de ar condicionado é uma higienização realizada anualmente. É uma manutenção extremamente barata e simples.

Essa prática pode ser realizada através da procura de um mecânico periodicamente, ou quando se notar qualquer situação atípica em relação ao comum, os benefícios incluem desde a preservação da saúde de todos os passageiros do carro até a diminuição nos custos com manutenções corretivas.

02 – Dicas sobre a troca de filtro

O filtro do ar-condicionado é responsável por diminuir odores e evitar que partículas externas, indesejadas, adentrem na parte interna do automóvel. Sua troca de forma ideal deve ser realizada a cada 20 mil Km rodados. 

Porém deve ser observado com mais atenção em casos mais específicos como de veículos que trafegam muito em estradas,  nessa situação a troca talvez deva ser feita com menores distâncias percorridas.

03 – Dicas sobre a lubrificação dos componentes e utilização frequente

Para que nenhum componente do sistema acabe sendo ressecado e termine por gerar algum tipo de vazamento de gás é importante sempre checar a lubrificação dessa parte do veículo. 

Outro fator que pode evitar esse tipo de dano é a utilização frequente do ar-condicionado; claro que não é necessário deixá-lo ligado por horas a fio, todavia é recomendado deixar o ar-condicionado ligado pelo menos uma vez por semana por alguns minutos, essa dica vale mais para proprietários que utilizam seus veículos majoritariamente aos finais de semana.

04 – O ar não deve ser ligado se o motor estiver desligado

Esse é um detalhe que nem todos os profissionais sabem, mas utilizar o equipamento de ar-condicionado enquanto o motor não está em funcionamento gasta a bateria do veículo, e pode fazer com a vida útil desta peça seja significativamente reduzida.

Portanto cabe sempre ao profissional mecânico orientar seus clientes para que estes lembrem de evitar usar o ar quando o automóvel estiver desligado e somente acioná-lo após darem a partida no carro.

05 – Recirculação de ar 

Essa função gera uma uma grande redução no consumo  de combustível, além de dar um descanso para o filtro do ar-condicionado, dessa forma isso gera grandes economias para o dono do veículo pois a vida útil do filtro é prolongada e o gasto em gasolina diminui muito.

Porém é sempre importante lembrar que esse tipo de prática não deve ser realizada com extrema frequência, ou por pessoas que passem muitas horas por dia dirigindo: Como o próprio nome da função aponta, quando ela está ativada não ocorre a troca com o ar externo, consequentemente a qualidade no ar de dentro do carro tende a ir caindo.

Dica bônus – Consulta ao manual 

Essa dica serve tanto para o dono do carro como para o mecânico que está tentando prestar um bom serviço a seu cliente. Com a gigantesca variedade de modelos e novas atualizações no mercado, se torna praticamente impossível conhecer somente com a experiência o sistema de um automóvel.

Com esse material em mãos o mecânico consegue ser mais assertivo nos diagnósticos e nas formas de reparação, e cabe a esse profissional sempre aconselhar seus clientes a terem consigo e conhecerem um pouco do manual de seu veículo.

Lembre-se sempre da importância da manutenção preventiva e da grande diferença que ela pode fazer na vida de um usuário frequente de automóveis. Esperamos que este artigo tenha sido de grande ajuda!

 

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/, além de disponibilizar vídeo aulas somos também uma loja de comércio online com mais de 80 mil itens em catálogo. 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica automotiva, dicas de reparação, manutenção preventiva e cupons de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *