Marketing por e-mail – Como utilizar boas estratégias

Marketing por e-mail – Como utilizar boas estratégias: A tradução literal da expressão “e-mail marketing” seria: marketing por correio eletrônico, porém hoje vamos nos desapegar um pouco do verdadeiro significado do nome e pensar um pouco mais amplamente no assunto.

Marketing por contato

Assim o UMEC criou um novo termo: o marketing por contato, que nada mais é que um passo mais profundo dentro do funil de vendas do seu serviço de reparação mecânica. 

Logo menos esse tipo de ação é desenvolvida quando o contato inicial entre você e seu novo cliente já foi estabelecido, o proprietário do veículo já foi até sua oficina, já preencheu o cadastro e portanto já te conhece.

Às vezes, por essa razão uma aproximação mais pessoal é recomendada. Quando for enviar uma mensagem de whatsapp notificando sobre o novo tipo de promoção que existe em seu negócio, ou desejando um feliz natal/aniversário para seu cliente é importante chamá-lo(a) pelo primeiro nome e tratar sempre com uma linguagem mais coloquial e mais próxima a uma conversa do dia a dia.

Marketing por e-mail e whatsapp – Canais para estabelecer esse contato

Para estabelecer esse tipo de contato e estreitar o relacionamento com os clientes, é importante compreender que existem mais de um canal de comunicação.

E-mail marketing: uma das mais famosas formas de marketing é através de e-mails previamente planejados; contendo informações que chamam a atenção do cliente.

Pode ser um anúncio de um desconto para inspeção no veículo, alguma notícia sobre novo emplacamento ou até mesmo um informe da importância da manutenção preventiva.

Vale ressaltar que a utilização dessa ferramenta pode se tornar limitada por conta de que não se tem como saber somente pelo envio dos e-mails se os clientes estão abrindo os materiais enviados.

Para que se tenha esse tipo de controle é necessária a utilização de plataformas de marketing digital, e isso demanda um investimento muito alto.

Whatsapp: Por muitas vezes utilizar o próprio whatsapp como ferramenta para o envio desse tipo de mensagens pode ser uma estratégia muito útil,pois o controle dos resultados pode ser acompanhado mais de perto, além de que proporciona à conversa um caráter ainda mais pessoal.

Mas é importante estar atento porque o envio de muitos anúncios por mensagens de texto pode fazer com que os usuários passem a não visualizar ou ignorar seus disparos.

 

Captura de contatos

Agora vamos falar de um assunto super importante: conseguir os contatos de e-mail e de número telefônico dos clientes.

Assim, uma das formas mais eficientes é pedir os dados durante o atendimento inicial, com a justificativa de que são necessários para completar o cadastro do cliente na loja, porém é sempre educado perguntar ao cliente se ele aceitaria receber contato por e-mail ou por whatsapp.

Outra estratégia é disponibilizar algum tipo de material ou bônus para os clientes “exclusivos” , que aceitarem passar as informações, como algum desconto futuro ou acesso a algum material que sua equipe possa produzir, como talvez um guia de como cuidar do seu carro.

 

Aproximação amigável através do Marketing por e-mail

É fundamental ter em mente que essa conduta por meio das redes sociais é uma construção de um RELACIONAMENTO com o cliente, para que esse possa se tornar fiel à sua marca, então não confunda os envios de e-mails e mensagens, com disparos de anúncios constantes.

A grande diferença entre a presença de uma marca nas redes sociais e dentro do marketing de contato é:

  • Nas redes o conteúdo é utilizado para ganhar visibilidade, atingir novas contas e conseguir novos seguidores.
  • No marketing de contato, o cliente já conheceu seu negócio,  o importante agora é criar um vínculo com ele, fazê-lo se sentir acolhido, esquecer um pouco a propaganda e a venda, e focar em se aproximar dele.

Hoje você pode perder uma chance de anunciar uma venda de serviço, mas terá um cliente que te vai te procurar novamente 🙂  

Matéria: Marketing por e-mail Como utilizar boas estratégias

Universo do Mecânico

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Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

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