Como impulsionar o seu negócio utilizando o Instagram

Como impulsionar o seu negócio utilizando o InstagramOlá amiga e amigo mecânico, reparador e fãs do setor automotivo.

Se você está lendo esse texto é porque muito provavelmente está acompanhando nossa série de textos informativos que irão mostrar para você o melhor caminho para impulsionar a venda de seus serviços através das redes sociais.

Como todos sabemos o marketing de hoje em dia se baseia muito nesse tipo de plataforma. Assim, para sobreviver ao mercado é fundamental se lançar nesse território, para que assim você possa disputar de igual com a concorrência.

 

Hoje falaremos um pouco sobre o Instagram

Atualmente sendo a principal rede social utilizada pela maior parte da população, essa plataforma pode proporcionar um alcance imensamente grande se utilizada da forma correta, mas claro que realizar publicações aleatórias sobre assuntos desconexos também não irá adiantar de nada.

O ponto chave é que o seu perfil do Instagram deve representar a sua oficina como um todo, todos os valores que ela prega, e todas as ideologias por detrás dela devem estar ali. 

Um exemplo: Uma empresa que tem por ideologia a transparência, irá postar em seu feed muitas imagens dos próprios funcionários trabalhando, já aquela que gosta de tecnologia, irá mostrar seus equipamentos de ponta, e por aí vai.

Fazer uma rotina de posts No Instagram

Há quem pense que fazer postagens aleatórias, sobre assuntos que se relacionam com o tema central da conta não terá problema algum. Porém a verdade é que uma conta profissional no Instagram vai muito além de alguns posts somente para completar o seu feed.

Uma conta em rede social é parte do negócio, e deve ser administrada dessa forma, então é necessário que haja pelo menos um funcionário que se dedique a gerenciar essa conta, realizar planejamentos para a semana, para o mês, ou às vezes até para períodos mais longos.

Planejar os tipo de materiais que vão para o ar com antecedência permite fazer com que tudo se converse e que exista assim uma unidade e uma coerência em seu perfil,  e não pareça somente um amontoado de conteúdos independentes.

 

Criando conteúdo para o Instagram

Uma das grandes dificuldades, até mesmo para quem trabalha com social media há anos, é elaborar conteúdo.

Por isso segue abaixo algumas dicas ótimas que nós da UMEC utilizamos em nossa própria conta:

 

  • Criar posts em cima das últimas notícias do setor: pode parecer uma estratégia um pouco ineficiente, já que as notícias estarão em outras plataformas, como jornais , porém se seu público perceber que sua conta sempre traz informações úteis para seu dia a dia, irão te seguir e interagir com suas postagens. 
  • Observar materiais de outras contas do segmento e utilizá-los como inspiração pode ser uma ótima ideia também.
  •  Teste: não há outra maneira de saber o que seu público quer receber do que perguntar e monitorar como são suas reações a cada assunto.

E nisso nós entramos no próximo tópico do texto.

Métricas e monitoramento 

Não existe qualquer tipo de trabalho de social media eficiente que não seja medido, por isso é importante que não somente seja feito um planejamento do que se deve publicar, como também um acompanhamento de perto.

Hoje em dia o Instagram permite acesso a valiosos dados, e sem custos. Por exemplo, número de contas alcançadas pela publicação, horários em que seus seguidores estão mais ativos na rede além de muitos outro detalhes.

Basta abrir a aba “informações” da sua conta comercial na rede social.

Vale ressaltar que esse tipo de trabalho requer um pouco de dedicação, pois analisar os resultados de tudo que for postado exige um esforço maior do que parece, por isso é importante alinhar com sua equipe de funcionários quem será responsável por coordenar essas ações, para que elas possam dar os melhores resultados possíveis.

 

Impulsionando publicações

Nem todos sabem, mas existem várias formas de dar visibilidade aos posts e dessa forma atingir mais pessoas e aumentar seus seguidores.

Assim, a primeira delas é o investimento financeiro: se escolhe o quanto deve investir, por quanto tempo em qual/quais publicações. Com esse tipo de ação o alcance pode crescer mais de 200% e de uma maneira geral até mesmo gatos com valores baixos, como 6 reais, podem fazer diferenças significativas.

Atualmente o menor investimento que se pode fazer é de R$6,00 por dia em uma publicação.

Por fim, outra forma é a marcação de hashtags corretas e relacionadas ao tema, no texto da publicação, ou a marcação de outros perfis de profissionais do ramo, isso gera engajamento e interação com suas publicações. 

Inegavelmente ainda há muito mais coisas a ser falada. Esperamos que nossas dicas possam ter servido de grande ajuda para você que quer ampliar os negócios da sua oficina! E lembre-se que esse é só o segundo texto de uma grande série que vem por aí! Se você não leu o primeiro da fila é só clicar aqui

Grande abraço e até a próxima, e lembre-se: evite sair de casa

Matéria:

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