Freios ABS – Entendendo suas diferenças e funcionamento

A todos que visitaram a qualquer concessionária nos últimos tempos com certeza essa expressão não lhes é estranha ou nova.

Isso porque de alguns anos para cá se tornou obrigatoriedade que para um carro ser comercializado no território Brasileiro ele deve possuir freios ABS, então de acaba se tornando comum dizer que seu carro possui esse sistema, mas verdadeiramente poucos sabem explicar sua diferenciação para o freio comum.

Nós do UMEC estamos aqui hoje para dar uma leve explicação sobre como os freios ABS funcionam e qual sua principal vantagem em relação ao sistema comum de freios, e acreditamos que esse seja um dos mais importantes assuntos, afinal sem os freios, como se poderia dirigir?

 

Lógica física por trás do Freio ABS

Para compreender esse tipo de sistema é preciso antes entender a lógica da física que está por trás dele. O atrito ocorre quando existe um contato entre duas superfícies distintas, a força de atrito entre o pneu e o asfalto é responsável tanto pela aceleração do veículo como pela frenagem.

Existem dois tipo de atrito: o atrito estático que se caracteriza por gerar mais força e por ser causado quando as superfícies estão paradas ( esse é o atrito que deve ser realizado nos movimentos do pneu do carro, por possuir forças maiores ele seria mais efetivo na aceleração e na frenagem).

Já o atrito dinâmico é aquele que acontece quando as rodas travam, comum  quando a pista está molhada, ocorre a ação de frear porém o automóvel ainda desliza alguns metros, esse acontecimento deve ser evitado ao máximo! E é justamente para isso que os freios ABS estão aí.

 

Funcionamento do freio ABS

O freio ABS nada mais é que um freio inteligente, ele possui um módulo, que é responsável pelo controle da pressão na linha de freio e sensores nas rodas. Estes sensores são responsáveis por identificar quando a roda estiver prestes a travar, e notificam o módulo “pulse” a pressão na linha de freio.

O que isso quer dizer? Quer dizer que o módulo comandará a pressão, não mais diretamente, mas ele irá pulsar uma leva de pressão, em seguida recuar, depois realizar a mesma pulsação e recuar.

Em modelos mais antigos ainda é possível sentir o pedal do freio indo para frente e para trás nesse momento, em modelos mais recentes somente se sente uma vibração. Caso isso aconteça com você não se preocupe! Inclusive fique feliz, é sinal que seu sistema de freios está funcionando corretamente.

Com esse mecanismo é evitado o travamento da roda, é mantido o atrito estático, e assim além de um menor tempo de parada, é também preservado o seu controle sobre o automóvel. 

 

Fornecedor de qualidade de Freios

Resumindo, esse componente é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo. Portanto é fundamental que todos tomem cuidado com o fornecedor de seus produtos automotivos. 

Lembrando que somos em e-commerce de autopeças e vamos sempre ficar gratos em poder ajudar a você fornecendo alguma peça.

Agradecemos a todos que nos acompanham! E lembrem-se de sempre praticar e divulgar a manutenção preventiva.

 

Universo do Mecânico

Loja Oficial UMEC

Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica. Você também fica por dentro das dicas de manutenção e de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

 

MAS . PORTANTO . ENTRETANTO . PORÉM . ASSIM . CERTAMENTE . ENFIM . ENTÃO . ENQUANTO . A FIM DE QUE . AINDA SIM . ALÉM DISSO . ANTES QUE . APESAR DE . ÀS VEZES . ASSIM COMO .  IGUALMENTE . INEGAVELMENTE . INESPERADAMENTE . SEMELHANTEMENTE . SIMILARMENTE . SOBRETUDO . SURPREENDENTEMENTE . TODAVIA
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *