Sensor de posição de borboleta: dicas de manutenção

Sensor de posição da borboleta – Para mecânico reparador, que já lida diariamente com peças de automóveis e já sabe de cor como ocorre o funcionamento de cada uma delas, não há necessidade de explicarmos tudo do zero.

Para economizar seu tempo iremos focar aqui em dicas de testes que podem ser realizados no sensor TPS, ou sensor de posição da borboleta.

Esperamos que esses testes possam ser úteis para o dia a dia de sua oficina.

 

Teste de identificação dos terminais

Primeiramente é necessário identificar quais são os terminais: positivo, sinal e negativo do sensor , e para isso é necessário um multímetro:

  • selecione no multímetro a opção para medir resistência na faixa de 20 Kiloohms
  • lembre-se que o objetivo desse teste é encontrar dois sinais do sensor TPS entre os quais a resistência não varia quando o sensor é movimentado, pois estes serão os terminais: positivo e negativo
  • Após conectar as duas pontas do fio do multímetro em dois terminais diferentes, gire a parte do sensor que fica conectada com a borboleta e observe o multímetro
  • Quando, durante esse giro, o multímetro não acusar nenhuma alteração de marcação, então você achou os terminais  positivo e negativo
  • Vale ressaltar que caso, durante o teste a tela do multímetro apresentar o número 1, com espaços vazios à direita é sinal de que o sensor possui algum tipo de problema e deve ser substituído.

 

Teste de alimentação elétrica

Após tomar-se conhecimento sobre quais são os terminais negativo e positivo, é possível recorrer a um teste utilizando o conector do chicote do automóvel, para assim analisar se o sensor está recebendo a carga correta.

PARA TESTAR O POSITIVO DE ALIMENTAÇÃO

  • solte o conector do chicote do sensor e vire a chave de ignição até o painel acender
  • selecione no multímetro a opção para medir tensão em corrente contínua na faixa de 20 Volts
  • a ponta preta do multímetro deve ser conectada no polo negativo da bateria
  • a ponta vermelha do multímetro deve ser conectada em cada um dos terminais do conector do chicote que corresponderem ao terminal positivo e negativo do sensor
  • Observe em qual dos terminais será acusada a tensão de aproximadamente 5 Volts 
  • quando isso ocorrer significa que este é o sinal de alimentação do motor  que ele está sendo alimentado corretamente

 

PARA TESTAR O NEGATIVO DE ALIMENTAÇÃO

  • selecione no multímetro a opção de medição de resistência na menor faixa disponível ( geralmente de 200 ohms)
  • a ponta preta do multímetro deve ser conectada no negativo da bateria
  • a ponta vermelha deve ser conectada no terminal do conector do chicote correspondente ao negativo( não sendo o do exemplo anterior, o outro)
  • o multímetro deve acusar uma resistência muito baixa, tendendo a zero
  • isso indica que o sensor está sensor está sendo aterrado corretamente.

Caso os resultados obtidos em cada um dos testes sejam muito destoantes dos valores indicados, então poderá haver algum problema.

E ai curtiu essas dicas? Fique ligado porque nós do UMEC estamos sempre buscando cada vez mais informação para passar para nossos clientes e seguidores, grande abraço e até a próxima.

Ah, lembre-se sempre de cuidar do seu carro! Pratique a manutenção preventiva, não espere que ele pare por completo para poder procurar os mecânicos e as autopeças. 

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Resumindo, esse componente é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo. Portanto é fundamental que todos tomem cuidado com o fornecedor de seus produtos automotivos. 

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Agradecemos a todos que nos acompanham! E lembrem-se de sempre praticar e divulgar a manutenção preventiva.

 

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Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

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