Quantos tipos de Sondas Lambda existem?

Universo do Mecânico

Quantos tipos de Sondas Lambda existem? – A sonda lambda é um sensor da injeção eletrônica. Talvez o nome não seja tão óbvio, mas há explicação: a letra grega lambda é usada para descrever o volume de ar na mistura combustível-ar. Em nossos carros, é exatamente isso o que a sonda lambda faz: mede a quantidade de oxigênio presente nos gases eliminados pelo motor. Seu real nome é sensor de oxigênio, já que ela é a responsável pela leitura de oxigênio do escapamento do carro, ou seja, se estamos falando de escapamento, nós estamos falando da queima de combustível.

A tecnologia surgiu no mercado porque as leis anti poluição são cada vez mais severas com as montadoras, que pede às montadoras a fabricar carros e motores mais eficientes emitindo menos poluição no meio ambiente e a sonda é um componente que ajuda a reduzir as emissões de poluentes.

Onde fica e como funciona a Sonda Lambda?

A posição da sonda lambda no carro é estratégica: ela fica no coletor de escape do motor, alguns centímetros antes do catalisador, coletando os gases ainda quentes. Ela precisa de altas temperaturas para funcionar – entre 300 e 600 ºC – temperatura que transforma o dióxido de zircônio ou o óxido de titânio utilizado no sensor em condutor de íons de oxigênio.

Durante seu funcionamento, ela indicará ao módulo da injeção eletrônica se a quantidade de oxigênio está elevada ou não. Se houver muito oxigênio é sinal que está faltando combustível e a mistura está pobre. Uma vez que a injeção tenha esta informação, ela fará a correção necessária.

O oposto também é válido, quando a quantidade de oxigênio está baixa, a injeção irá diminuir a quantidade de combustível deixando a mistura rica. Sendo assim muitos defeitos que vem do motor no sistema de injeção eletrônica acabam refletindo na queima de combustível e acaba acusando na sonda lambda.

 

Dica

Por meio do scanner podemos identificar se a sonda está com problemas e se é hora de trocá-la, porém antes de fazer isso  verifique todos os parâmetros de funcionamento do motor, cabo de vela, vela, bico injetor, bomba de combustível com pressão baixa, regulador de pressão furado, entre outros fatores que podem confundir a injeção eletrônica e dar um falso positivo para o diagnóstico de erro da peça.

 

A sonda lambda pode variar de carro para carro. Atualmente temos vários tipos de Sondas Lambda utilizadas nos veículos no mercado brasileiro. Também conhecido como Sensor de Oxigênio, ela mede a concentração deste gás no escapamento informando se a mistura está rica ou pobre ao computador no sistema de Injeção Eletrônica. Uma das grande dificuldade enfrentadas pelos reparadores é identificar qual o tipo de Sonda que está no veículo na hora da troca e fazer um breve diagnóstico do seu funcionamento. Vejam a variedade existente:

  • Convencional: com 1, 2, 3 e 4 fios
  • Planar: com 4 fios
  • Banda Larga Relação Ar/Combustível ou A/F: com 4 fios
  • Banda Larga: com 5 fios
  • Titânio: com 4 fios

 

No caso das Sondas com 1, 2, 3 e 5 fios é mais fácil identificar pelo número de fios, mas deve-se sempre consultar o fabricante para o tipo de conector e tamanho para cada aplicação. Já no caso da Sonda de 4 fios, pode ser um pouco mais complicado, pois pode ser uma Convencional, uma Planar, uma modelo A/F ou ainda uma de Titânio. Para não restar dúvidas, deve-se então fazer o teste da resistência de aquecimento da Sonda com o multímetro ou ohmímetro. Este teste deve ser feito sempre a temperatura ambiente e com os valores encontrados conforme abaixo, fica fácil definir a Sonda:

  • Convencional: 3 a 5 ohms
  • Planar: 8 a 10 ohms
  • A/F: 2 a 3 ohms
  • Titânio: 4 a 10 ohms
teste da resistência de aquecimento - Créditos Canal MTE

Teste da resistência de aquecimento – Créditos Canal MTE

 

Importante também sempre checar a posição dos fios e o design da peça. Tudo isso é possível no Cartaz Tipos de Sonda Lambda e no 7 Passos da Lambda.

 

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