Atuador de marcha lenta: regulagem até quando a velocidade é quase nula

Atuador de marcha lenta – O estado de marcha de lenta consiste na aceleração mínima para que o carro permaneça ligado e funcionando mesmo quando não está em movimento.Durante esse processo nenhuma marcha está engatada e pode até parecer que o veículo não se encontra em funcionamento algum, entretanto o motor se encontra sim em estado de aceleração.

E como consequência desse funcionamento, a marcha lenta também gera gasto de recursos e afeta o meio ambiente; em outras palavras mesmo ligado em marcha lenta o automóvel consome combustível, óleo e todos os demais fluídos, além de gastar os componentes do motor e liberar gases no meio ambiente.

É aí que entra o papel do seu atuador. Sendo responsável pela regulagem da rotação do motor quando nenhuma marcha está engatada e o movimento aparente do carro é inexistente. 

 

Funcionamento do atuador de marcha lenta

A função desempenhada por essa peça é controlar a rotação do motor durante o regime de marcha lenta, ela é comandada pela Unidade de Comando (UCE) e em função da carga do motor regula a passagem de ar para o coletor de admissão através de um desvio chamado by pass, presente no corpo de borboleta.

Durante a marcha lenta, a posição do obturador é calculada tomando por base os sinais de voltagem, temperatura do líquido de arrefecimento e carga do motor.

Através de todo esse processo esse componente contribui para uma maior eficiência de trabalho do carro, e isso inclui um melhor aproveitamento do combustível, menos danos relacionados a impactos ambientais, melhor desempenho na rua e claro: uma economia maior para o proprietário.

 

O momento da troca do atuador de marcha lenta

Assim como em todo o universo da mecânica automotiva existem alguns sinais que são padrão para indicar que esse componente podem estar com alguns problemas, e nesse caso é conveniente ficar de olho em situações como:

  • A marcha lenta estar oscilando 
  • O carro estar mais acelerado que o normal
  • O motor estiver morrendo quando ocorre alguma parada

Além disso tudo é fundamental estar atento às duas opções de atuadores que existem no mercado para troca, os sistema : Delphi e Marelli. Os atuadores possuem sempre duas bobinas, das quais uma é responsável por avançar o obturador e a outra por fazê-lo recuar, e é na posição dos pinos das bobinas que os dois sistemas se diferenciam. 

Uma forma bem simples de poder identificar, somente com aquela rápida batida de olho, a qual sistema pertence o atuador que você possuir em mãos é observar que caso a peça seja pertencente ao sistema Delphi, deverá haver um calço na região do anel o’ring, caso não haja esse calço então se trata de um sistema Marelli.

Sistema Delphi

Sistema Marelli

Atuador de marcha lenta - Sistema Delphi Atuador de marcha lenta - Sistema Marelli

Como já é de se imaginar as diferenciações desses dois tipos de componentes vão muito além da pura estética de cada um deles, e esse detalhes devem ser levados em conta principalmente no momento que se realizar a  instalação da nova peça. 

Quando se realiza a instalação de um atuador do sistema Delphi, logo após  se reconectar o chicote basta dar a partida no motor e esperar a marcha lenta se estabilizar.

Porém quando se instalar um atuador do sistema Marelli existem alguns intervalos a serem respeitados. Após a completa instalação ligue a ignição sem dar partida, e espere quinze segundos, após desligar a ignição espere mais quinze segundos e dê na partida, caso esse procedimento não seja feito à risca não irá funcionar.

Para mais informações, você nosso querido leitor, pode recorrer ao encarte informativo técnico e ao vídeo explicativo do nosso fornecedor e patrocinador: DS tecnologia automotiva.

 

Atuador de marcha lenta: Agora você já sabe o que fazer

Então lembre-se desse detalhe caso essa situação venha a ocorrer com seu carro quando estiver dirigindo, e no caso de você que está nos lendo ser um mecânico reparador, não se esqueça de considerar essa possibilidade no momento do diagnóstico e de alertar seus clientes sobre esses fatos.

Existem várias formas de se realizar testes nesse componente e no sistema ao qual ele faz parte. Para mais informações sobre esse aspecto, você pode encontrar tanto no site do nosso patrocinador, Ds Tecnologia Automotiva ou em seu canal do YouTube.

 

Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

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