Termo-interruptor – Dicas extras de manutenção

Dentro no universo dos reparadores mecânicos, o famoso cebolão é uma peça famosíssima, não somente por ser um dos responsáveis por regular o funcionamento de todo o sistema de arrefecimento, como também por ser a causa dos problemas que esse mesmo sistema pode apresentar.

Nesse artigo viermos trazer algumas informações extras, tanto de funcionamento, como de testes e manutenção dessa peça, afinal de contas até o mecânico mais experiente e renomado do mercado às vezes precisa dar uma estudada, e claro que conhecimento nunca é demais.

Esperamos que vocês gostem  de mais um passeio pelo mundo da mecânica automotiva com o blog UMEC.

 

Dicas para testes e manutenção

 

Dica 1: 

Tenha cuidado quando for diagnosticar alguma falha no sistema de arrefecimento e principalmente no interruptor térmico. Por conta desse componente ser um dos conhecidos por apresentar problemas com mais facilidade em muitos casos se atribui a ele a causalidade do conflito de forma equivocada.

Por ser uma peça que fica submetido a altas temperaturas, por conta de onde se localiza dentro do motor, seu desgaste é sim pouco elevado em comparação com os demais integrantes de todo o sistema, porém não é correto se prender totalmente a esse fato no momento da avaliação.

Dica 2:

É importante não confiar totalmente nos teste realizados nessa peça, isso acontece pelo fato de que quando se tratam de sistemas elétricos é muito mais difícil estabelecer uma assertividade no resultado. Em outras palavras: muitas vezes pode fazer vários testes seguidos com o cebolão, e todos indicarem que está tudo ok, e mesmo assim não há garantia de que ele irá funcionar corretamente a longo prazo.

Então caso o teste aponte que está tudo certo com o interruptor, mas o veículo ainda sim estiver apresentando o mesmo defeito, não se deve excluí-lo das possibilidades, e necessário testá-lo de novo!! Pois existem defeitos intermitentes.

Dica 3: 

O interruptor térmico pode travar, fechado ou aberto, e segue uns macetes pra identificar  cada situação:

Fechado: 

Quando ao encaixar a chave no contato e virar para acender o painel sem dar a partida, se o eletroventilador começar a funcionar em alta velocidade, pode ser um sinal forte de que o cebolão travou fechado.

Nesse caso é necessário desligar o motor, desconectar o chicote e os fios do interruptor, e após isso é necessário ligar a chave de novo, caso na segunda tentativa o eletroventilador não ligar, então existe grande possibilidade de o cebolão estar travado de forma fechada. 

Fato que deverá ser comprovado futuramente através de testes com o multímetro.

Aberto:

Normalmente esse tipo de dano só será notado quando o motor superaquecer, e isso acontece porque o eletroventilador parou de funcionar, nesse  caso se deve ir até o cofre do motor, localizar o interruptor térmico, e assim como no exemplo acima, desconectar o chicote e/ou os conectores, no caso de os fios serem separados é possível encostá-los, caso seja um chicote, pegue um pequeno fio, desencape as duas pontas e faça uma espécie de jump, após isso conecte novamente ao cebolão e observe: se o eletroventiador disparar, então pode ser que o interruptor térmico esteja travado aberto.

Em seguida desse processo ainda existe uma teste caseiro que pode ser realizado, envolvendo uma panela, água, um multímetro. Com o multímetro conectado, aquecendo a água, se deve analisar se ele aciona ou não, porém para ese teste é necessário um tipo específico de capa para a peça.

 

Fornecedor de qualidade de Termo-interruptor

Resumindo, esse componente é de extrema importância para o bom funcionamento do motor. Portanto é fundamental que todos tomem cuidado com o fornecedor de seus produtos automotivos. 

O UMEC recomenda a indústria Valclei Arrefecimento, além de ser uma de nossas principais linhas é uma marca de tradição e de alto controle de qualidade.

Agradecemos a todos que nos acompanham! E lembrem-se de sempre praticar e divulgar a manutenção preventiva.

Universo do Mecânico

Loja Oficial UMEC

Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica. Você também fica por dentro das dicas de manutenção e de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

 

MAS . PORTANTO . ENTRETANTO . PORÉM . ASSIM . CERTAMENTE . ENFIM . ENTÃO . ENQUANTO . A FIM DE QUE . AINDA SIM . ALÉM DISSO . ANTES QUE . APESAR DE . ÀS VEZES . ASSIM COMO .  IGUALMENTE . INEGAVELMENTE . INESPERADAMENTE . SEMELHANTEMENTE . SIMILARMENTE . SOBRETUDO . SURPREENDENTEMENTE . TODAVIA
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *