Bomba d’água e sua importância para o veículo

Bomba d’água

Vamos fazer uma analogia sobre a bomba d’água. Imagine como seria sua vida daqui para frente se você não pudesse mais beber água! Como você faria para sobreviver ao calor? Como seria possível caminhar por longas distâncias?

Agora pense nos carros, sem o devido recebimento de água essa poderosa máquina também não conseguirá performar da maneira adequada. Muitas vezes essa insuficiência de água nem sempre acontece por descuido, mas sim por algum problema na bomba d’água.

Por essa razão escrevemos esse artigo: para trazer dicas sobre a identificação, resolução e prevenção de problemas na bomba d’água.

Bomba d’água: Observar os indícios

Quando alguma dificuldade acontece com a bomba d’água , muito provavelmente haverá algum sinal dado pelo automóvel. Ai cabe aos profissionais mecânicos, além de aplicar essas dicas no trabalho, orientarem seus clientes para perceberem esses indícios; e dessa forma buscarem a manutenção.

Bomba d’água: Vazamentos

Um dos principais sinais é o vazamento; se tiver ocorrido algum tipo de rompimento interno, muito provavelmente um líquido poderá ser notado logo abaixo do capô.

Fique atento para não confundir o líquido de arrefecimento com qualquer outro composto que possa estar vazando, geralmente a água proveniente da condensação do ar condicionado

Uma eficiente técnica caseira para poder identificar esse tipo de situação é colocar um grande pedaço de papel, ou jornal sob o veículo , e na manhã seguinte observar se o papel se encontra úmido ou seco.

Bomba d’água: Ruído do motor

Todo bom mecânico sabe mais ou menos como deve ser o barulho de um motor, e caso o ruído que ele emite esteja diferente do que é considerado como comum, isso pode ser um sinal de que a bomba d’água não está funcionando da maneira correta.

Medidor de temperatura

Observar o medidor de temperatura é uma prática fundamental, pois quando há algum problema no sistema de arrefecimento (sistema ao qual a bomba d’água é acoplada) a primeira coisa que ocorre é o aumento da temperatura no motor.

Essa prática não deve somente ser realizada pelo mecânico, quando o cliente chega à oficina cabe ao reparador orientar o proprietário a sempre se manter de olho nos índices de temperatura de seu carro.

Ano de fabricação do carro

Apesar dessa peça possuir uma vida útil bem extensa e geralmente boa durabilidade, a depender do ano de fabricação do veículo ou de sua quilometragem já rodada, pode acontecer de os componentes estarem desgastados e necessitarem de troca.

Bomba d’água: Correia Solta

Caso um ruído possa ser ouvido quando se acelerar o veículo então o problema pode estar localizado na correia. Estando relacionada ao funcionamento da bomba d’água, essa parte do automóvel

Consequências de dificuldades com a bomba d’água

Quando algum problema é identificado no motor de um veículo, providências devem sempre serem tomadas, e com a bomba d’água não é diferente.

Bomba d’água e sua importância para o veículo

A questão principal é que dependendo da situação que os componentes se encontrarem, ações imediatas devem acontecer, e não poderão ocorrer em uma segunda visita à oficina, caso haja uma longa espera o automóvel pode acabar danificado.

Sem mencionar que caso ocorra um prejuízo maior ao motor do carro, os gastos com a reparação também irão se elevar juntamente com a complexidade do serviço, e dessa forma o proprietário irá gastar além do que teria gasto com a manutenção preventiva e ficar sem seu meio de transporte por mais tempo, enquanto este estiver na oficina.

Danos que o mau funcionamento da bomba d’água pode causar

Todo o funcionamento do sistema de arrefecimento (sistema ao qual a bomba d’água se integra) se direciona para evitar um grande e principal risco: o superaquecimento dos componentes do motor.

A partir do superaquecimento, em alguns casos, pode vir a ocorrer o que popularmente se chama de ferver o carro, isso ocorre quando a refrigeração não é devidamente realizada e o veículo começa a exalar fumaça.

Fica a Dica!

Então fica a dica para todo mundo:

Mecânicos: ao identificar alguma questão em relação à bomba d’água, que seja necessária a manutenção no momento, avisem seus clientes. Mesmo que não tenha sido para essa finalidade a visita. Não vale ficar com medo de ele achar que você está inventando moda.

Clientes: quando seu reparador informar que a melhor opção é uma manutenção no momento da avaliação, segua suas orientações; assim você não somente estará zelando pelo seu tão estimado modo de transporte como também economizando seu dinheiro.

Ah, e uma última dica, não deixe de conferir os preços sobre bombas d’água e outras peças em nosso site. Nossa loja online conta com mais de 80 mil itens em catálogo. 

 

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica. Você também fica por dentro das dicas de manutenção e de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

 

 

. Mas . Portanto . Entretanto . Porém . Assim . Certamente . Enfim . Então . Enquanto
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *