Você sabe como regular o freio de mão? Freio de mão ou de estacionamento, nem sempre recebe a atenção merecida por parte dos motoristas. Veja algumas dicas importantes sobre este componente do seu carro. O freio de estacionamento, ou freio de mão, como é popularmente conhecido, precisa de um certo cuidado, e não só da manutenção, mas também no manuseio.

Há três sistema de acionamento de freio de estacionamento, todos porém tem a mesma função, travar as rodas traseiras. O mais comum é a alavanca, que é acionada por cabos. Em algumas caminhonetes , em vez da alavanca, existe o pedal, já o mais moderno é o eletrônico, presente nos carros Premium, mas são os sistemas mecânicos que mais sofrem com a falta de atenção dos motoristas, isso porque os dispositivos de segurança do veiculo pode perder sua eficiência com o tempo e deve ser regulado para não deixar o condutor literalmente na mão.

Para os menos cuidadosos os desgastes chega prematuramente, como o estrangulamento e o afrouxamento, que são os riscos mais comuns do uso do sistema. Um habito errado pode prejudicar todo o sistema como por exemplo estacionar e deixar a primeira marcha engatada. Outro péssimo habito é puxar a alavanca com toda a força e o pior deles, é não observar e forçar o carro a sair com o freio de mão acionado.

Um sinal que o freio de mão já está prejudicado é observar a posição da alavanca, se estiver mais alta que o normal é sinal de que passou da hora de trocar as lonas de freio. Com o tempo ou o mal uso, o cabo de aço ou alguma outra peça pode estourar, mas desgastes deste tipo acabam sendo detectados pelos mecânicos no momento da revisão.
A cada 10 mil quilômetros, é recomendado pelo fabricante, fazer a checagem do conjunto de frios, portando não deixe passar do prazo de revisão previsto no manual do seu veículo. Pois bem, como vimos, com alguns cuidado e um pouco mais de atenção, é possível evitar sérios prejuízos.

Material Bônus
O Umec está disponibilizando para você um passo a passo de como saber se o freio está estrangulado ou frouxo e como corrigir o problema. Apesar do procedimento poder ser realizado em casa, lembramos que um profissional sempre deve ser consultado, ainda mais quando o assunto é sua segurança e de sua família.

Clique aqui se o download não iniciar

Universo do Mecânico
material bônus