Entenda a importância do Sensor de posição da borboleta

Sensor de posição da borboleta – Para facilitar seu entendimento sobre o assunto é importante ter em mente o que é um sensor, e como ele funciona, para que dessa forma não haja confusão sobre qual tipo de peça estamos falando sobre. 

Dentro dos sistemas dos automóveis existem muitos sensores, eles informam o módulo de comando, que é como se fosse uma unidade central, sobre o estado do carro.

Também conhecido como sensor TPS, a peça tema de hoje é responsável por medir a abertura a da borboleta de aceleração, essa por sua vez é controlada pelo motoristas conforme este acelera ou desacelera seu carro. 

Quanto mais se acelera, mais a borboleta abre, e mais ar entra no motor, e quanto menos se pisa no pedal, menos a borboleta abre e menos ar entra no motor; em resumo o sensor TPS deve monitorar essa movimentação.

 

Como funciona o Sensor de posição da borboleta?

Todo sensor de posição de borboleta possui dentro de si um ponteiro, e esse ponteiro terá sua posição definida de acordo com a movimentação da borboleta de aceleração.

Funciona mais ou menos assim: Quando ocorre a aceleração a borboleta gira para o lado, e por estar conectada ao sensor ela faz com que seu ponteiro se mova junto.

Entendemos até aí? Tudo certo? Agora muita atenção para o próximo passo.

O ponteiro que foi mencionado acima, está constantemente em contato com uma pista resistiva dentro do sensor de posição da borboleta, é como se fosse um fio que possui resistência. E seu contato com a mesma irá sempre produzir algum nível de tensão, e dependendo a posição em que ele estiver essa tensão pode variar de 0,5 Volts a 4,5 Volts.

E é aí que entra o momento crucial de todo o processo: essa tensão é captada pelo módulo de comando, e a partir dela o módulo vai inferir qual a posição da borboleta.

É como se houvesse uma tabelinha com três colunas dentro  da Unidade Central de comando:

  • 1ª coluna: Existem todas as possíveis posições da borboleta de acordo com o nível de aceleração 
  • 2ª coluna:  Existem a posições do ponteiro, de acordo com com cada nível de aceleração
  • 3ª coluna: Existem todas as tensões, em Volts, de acordo com cada posição do ponteiro.

E dessa forma tendo acesso somente à tensão que é gerada pelo ponteiro, o Módulo de Comando consegue identificar qual é a posição da borboleta por conta da tabela, e a  partir disso regular todo o sistema de injeção eletrônica para o funcionamento mais eficiente do motor. 

 

Dicas de problemas do Sensor de posição da borboleta

Por fim fizemos uma pequena lista de problemas que podem acontecer com seu carro, e então você já vai saber que eles podem estar ligados ao sensor TPS

  • Dificuldade na partida
  • Marcha lenta instável
  • Acelerações não lineares
  • Alto consumo de combustível

 

Lembre-se sempre de cuidar do seu carro! Pratique a manutenção preventiva, não espere que ele pare por completo para poder procurar os mecânicos e as autopeças. 

 

Fornecedor de qualidade do Sensor de posição da borboleta

Resumindo, esse componente é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo. Portanto é fundamental que todos tomem cuidado com o fornecedor de seus produtos automotivos. 

O UMEC recomenda a indústria DS Industria de Peças Automotivas, além de ser uma de nossas principais linhas é uma marca de tradição e de alto controle de qualidade.

Agradecemos a todos que nos acompanham! E lembrem-se de sempre praticar e divulgar a manutenção preventiva.

 

Universo do Mecânico

Loja Oficial UMEC

Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica. Você também fica por dentro das dicas de manutenção e de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

 

MAS . PORTANTO . ENTRETANTO . PORÉM . ASSIM . CERTAMENTE . ENFIM . ENTÃO . ENQUANTO . A FIM DE QUE . AINDA SIM . ALÉM DISSO . ANTES QUE . APESAR DE . ÀS VEZES . ASSIM COMO .  IGUALMENTE . INEGAVELMENTE . INESPERADAMENTE . SEMELHANTEMENTE . SIMILARMENTE . SOBRETUDO . SURPREENDENTEMENTE . TODAVIA
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *