Marketing e vendas – Como alinhá-los da melhor forma em seu negócio

Marketing e vendas – Como alinhar os dois: Uma das principais dificuldades de quem deseja desenvolver o marketing de sua oficina é enxergar sua aplicabilidade no dia a dia. Afinal, muitas vezes todas essas ações como Instagram e  e-mail marketing, podem parecer investimentos sem resultados concretos.

Esse tipo de sensação é desmotivadora para qualquer um, inegavelmente ter clientes abrindo suas mensagens e curtindo seus posts pouco importa se eles não estiverem consumindo os serviços.

Portanto hoje viemos aqui para demonstrar como ações de marketing podem sim ter seus resultados tangíveis e vistos na prática. 

Função do marketing

Para compreender sua função é preciso enxergar a conexão existente entre marketing e vendas: os dois elementos são parte do mesmo conjunto de ações, assim sendo, JAMAIS devem ser tratados como independentes.

O marketing será responsável por acompanhar o clientes desde o momento que ele fica sabendo da existência do serviço (awareness) até o momento da compra. Sempre mostrando-lhe o benefício de sua aquisição.

Em outras palavras: o marketing cria as oportunidades para que equipe de atendimento e serviços possa agir.

Análise de métricas e resultados do marketing

Para qualquer tipo de decisão a ser tomada é fundamental basear-se em métricas que comprovem o ponto de vista.

As ações de marketing nada mais são do que investimentos, e não somente financeiros, investimentos de tempo, de energia e de mão-de-obra também. Logo nada mais justo que sempre monitorar o seu ROI (retorno sobre investimento).

Assim ter o controle sobre o número de vendas e sobre a quantidade de visibilidade das ações de marketing é fundamental para a realização de qualquer tipo de gerência.

  • Hoje em dia as próprias redes sociais já permitem um monitoramento em tempo real dos alcances e atividades envolvendo suas postagens na rede.
  • O controle das sobre as vendas do mês para realização de projeções futuras pode ser realizado internamente pela equipe de funcionários.
  • As finanças da oficina também devem estar alinhadas com as duas atividades acima descritas.

Dessa forma o trabalho de marketing e social media deve se integrar à rotina diária da empresa, fazendo parte do balanço mensal de gastos, tendo seus resultados cruzados com as vendas e assim compondo o processo de prestação do serviço.

Conforme o faturamento e o número de funcionários pode ser vantajoso inclusive a utilização de plataformas digitais, elas permitirão um controle mais organizado de um maior número.

Sensibilização de todos os setores para o marketing

Ao se adicionar um novo departamento/serviço dentro da sua empresa, é importante cuidar para que todos os funcionários conheçam e entendam a importância dessa nova atividade.

Por fim, somente a partir disso ela poderá ser inteiramente integrado ao processo produtivo e ter suas atribuições realizadas da melhor forma.

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