Atendimento ao público em Oficinas mecânicas – Como fazer?

Como prestar um bom atendimento ao público: Por fim, Para fechar a nossa série de textos com dicas para você ampliar o leque de possibilidades dentro da sua oficina vamos para o ponto chave. Aquele que fecha o ciclo de ampliação dos negócios e fidelização de clientes: o atendimento.

Com certeza você que está nos lendo agora já passou por muitos momentos em sua vida nos quais foi atendido por alguém quando buscava algo. E o papel do atendente pode fazer toda a diferença no momento da aquisição.

Tipos de atendimento

Vamos classificar o atendimento em 3 situações:

ATENDIMENTO SATISFATÓRIO: É aquele que passa batido, não fica em nossa memória nem por ser bom ou ruim, portanto deixa a experiência de compra do usuário quase que totalmente para a qualidade do produto ou serviço. Logo deixa de  pontuar em quesitos valiosos em relação ao cliente

 

ATENDIMENTO MEMORÁVEL: É o atendimento que agrega valor ao serviço prestado em sua oficina. Quando Feito da maneira correta, um belo tratamento ao cliente pode fazer a diferença, e até mesmo pode compensar alguma eventual falha no produto final. 

 

ATENDIMENTO INSATISFATÓRIO: Ocorre quando o cliente não tem nem suas expectativas mínimas alcançadas. Geralmente acarreta na falta de vontade de voltar ao estabelecimento. 

Mas pra quê tudo isso?

Inicialmente, pode parecer um pouco desnecessário discutir um tópico que já caiu em um senso comum. Porém ainda que seja de comum acordo que um bom atendimento é importante, pode ser difícil realizá-lo na prática. 

Então vão aqui algumas dicas de como realizar essa tarefa:

 

  • Procure atender o cliente em um local separado do restante da oficina, talvez com algum lugar para sentar
  • Dependendo do volume de trabalho da oficina pode ser uma boa ideia direcionar um funcionário especificamente para o atendimento 
  • Disponibilização do número de whatsapp da oficina com alguém sempre de olho nas mensagens dos clientes
  • Atender os clientes sempre sorrindo e por vezes oferecer água ou algo do tipo
  • Nessa situação de pandemia não permita que nenhum funcionário apareça sem máscara na frente dos clientes, isso pode pegar muito mal
  • No caso de um negócio menor, com um número reduzido de funcionários, é interessante passar o básico de instruções para que todos os funcionários possam atender aos clientes 

Conscientizar a equipe

Um bom atendimento é o tipo da coisa que não ocorre por pressão ou por obrigação, ele é muito mais efetivo se realizado de forma espontânea.

Nesse caso busque sempre passar o valores do bom atendimento à equipe, e não somente cobrá-los para que o façam. Afinal de contas ,um trabalhador motivado produz muito mais do que um trabalhador pressionado.  

 

 

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