Troca de óleo – Tudo o que você precisa saber

Troca de óleo – Tudo o que você precisa saber: Quando o assunto é manutenção automotiva, muitas pessoas esquecem da troca de óleo. Para os desinformados de plantão, a troca de óleo é de fundamental importância não só para o bom funcionamento do carro, como também para o prolongamento de sua vida útil. Mas o que fazer então? No artigo de hoje, trouxemos as principais dúvidas referente ao tema que você precisa saber. Vamos lá?

 

01 – Qual o óleo correto para o meu carro?

Essa é uma resposta que poderia ser muito ampla e complexa devido a quantidade de veículos que há no mercado atualmente, mas não, é simples, basta seguir o que está no manual do carro.

 

matéria relacionada:
Entenda as diferenças entre os óleos lubrificantes

 

02 – Quando a troca de óleo deve ser feita?

De fato, essa é uma das perguntas mais feitas sobre o tema. A fim de seguir um padrão de mercado, se faz a troca o óleo pela quilometragem, sendo a média 10 mil quilômetros. Já para os carros que usam óleo mineral o indicado é 5 mil quilômetros. 

dica extra sobre a troca de óleo: Especialistas afirmam que pegar apenas a quilometragem para saber qual hora trocar o óleo pode ser um equívoco. Portanto é importante levar em conta a hora do motor trabalhada, já que o motor de um carro que pega trânsito pesado, está trabalhando bem mais que um carro que está uma pista livre.

 

03 – O carro pode estar em qualquer superfície durante a troca de óleo?

A princípio o automóvel deve sempre estar em uma superfície plana, tentar medir o nível de óleo em uma ladeira ou o carro disposto irregularmente ( com alguma das rodas sobre a guia ) pode gerar leituras errôneas pelo fato do líquido não estar uniformemente distribuído.

 

04 – Motor frio ou motor quente durante a troca de óleo?

Embora para essa pergunta não existe uma resposta definida, a verdade é que essa informação varia de veículo para veículo. Importante consultar o manual da montadora para sanar essa dúvida.

 

05 – Óleo demais é melhor que óleo de menos?

Embora muito se ouça falar isso, a afirmação está errada! Igualmente em excesso ou em falta, o óleo do motor é prejudicial. Portanto, sem sua devida lubrificação as peças jamais poderão trabalhar em sua máxima eficiência, porém em exagero pode gerar vazamentos e encharcamentos.

 

06 – Medição no posto com o frentista é sempre correta?

A resposta é não novamente! Como foi dito acima em alguns casos realizar a medição com o motor ainda quente pode gerar resultados falhos. 

Ex de situação: Pelo fato de o motor ainda estar muito quente,  a vareta irá indicar uma quantidade inferior de óleo em relação ao que realmente seria, então você irá pedir ao frentista que adicione mais, gerando o excesso descrito acima.

07 – Precauções extra sobre a troca de óleo:

  • Respeite os períodos de troca indicados pelo fabricante 
  • Evitar ao máximo deixar o reservatório aberto, para evitar que o fluído tenha contato prolongado com o ar
  • Não misture dois tipos diferentes de fluídos em um mesmo veículo, eles podem ter pontos de ebulição diferentes e isso fará com que um conflito aconteça
  • sempre utilize o tipo de fluído indicado pela montadora, cada motor está preparado para um ponto de ebulição específico

 

Fornecedor de qualidade de óleo

Em resumo, esse componente é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo. Portanto é fundamental que todos tomem cuidado com o fornecedor de seus produtos automotivos. 

Se acaso você precisar de óleo, lembramos que somos em e-commerce de autopeças e vamos sempre ficar gratos em poder ajudar a você fornecendo componente para o seu veículo, como óleo. Lá você pode conferir nossos itens e seus valores.

Grande abraço e até a próxima, e lembre-se: evite sair de casa

Universo do Mecânico

Loja Oficial UMEC

Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica. Você também fica por dentro das dicas de manutenção e de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *