Estudar – Já sou mecânico experiente. Eu também preciso?

Estudar – Já sou mecânico experiente. Eu também preciso? – Há quem responderia um bem direto : “ não” para essa pergunta, afinal de contas quando já se sabe muito sobre determinado assunto e isso se mostra suficiente para compor a base do seu trabalho por que seria necessário estudar mais?

O pensamento por trás dessa afirmação, apesar de possuir sim uma base de raciocínio útil, acaba não levando em consideração um elemento fundamental do trabalho: as mudanças e atualizações constantes que ocorrem ao nosso redor.

Para que fique mais fácil de compreender o que estamos dizendo, basta observar a situação de inúmeras outras práticas humanas, por exemplo: as técnicas médicas que são utilizadas atualmente nem se relacionam com as que estavam em vigor há alguns anos, da mesma forma existe uma diferença gritante entre os celulares de 2019 e aqueles que se se usavam em 2009.

Estamos vivendo em uma época que o atual se torna ultrapassado em questão de minutos, e novos recursos e possibilidades se desenvolvem a cada instante.

O setor automotivo precisa estudar, sempre

Então voltamos à pergunta do título do artigo, e propomos um novo questionamento para você nosso leitor : Se o mundo atual não se contenta em ficar parado e nos apresenta diariamente uma nova mudança ou atualização, o que te faz pensar que o ramo de autopeças e reparação automotiva poderia ficar fora disso? 

Você sabia que existem mais de cinco diferentes tipos de alvarás de funcionamento para uma oficina mecânica? E caso o negócio não atenda às exigências necessárias o exercício da profissão naquele espaço pode ser vetado, além da aplicação de severas multas ser realizada também. Além do mais existe um longo processo com suas específicas burocracias e órgãos para recorrer.

Da mesma forma existem equipamentos de segurança obrigatórios para que uma oficina esteja em dia com o as normas fiscais, e por se tratarem de assuntos legais as mudanças constantes que acontecem não podem ser deixadas de lado; um comportamento que se alinha com uma legislação antiga é sinônimo de um comportamento fora da lei.

E o que dizer do mercado em si?

Modelos novos rodando a todos os instantes pelas ruas da cidade, novos recursos tecnológicos que agilizam processos, fazendo com que atividades de quase uma hora possam ser realizadas em alguns minutos, e estar por dentro dessas novidades pode ser um grande diferencial em relação à concorrência, afinal de contas se você conseguir devolver o veículo devidamente reparado para um cliente em metade do tempo do seu concorrente será uma questão de tempo para seu reinado automotivo começar.

O índice de peças falsificadas ou de segunda mão que circulam atualmente pelo setor são bem significativos e para evitar futuras complicações é sempre bom estar por dentro das novas técnicas para identificar esses materiais e ficar antenado para não esbarrar em alguma delas, imagine a credibilidade que sua loja irá perder caso alguma dessas peças vá parar em um carro de um cliente.

O que fazer? Por onde começar a estudar?

Mas calma, não estamos aqui para apontar uma lista de afazeres e assustá-lo, muito pelo contrário: nossa equipe sempre busca da melhor forma possível trazer para vocês algo de novo que o ajude nos seus negócios.

Com as novas tendências em alta, não foi somente a demanda que cresceu, mas também as ofertas. Hoje em dia é imensamente mais fácil buscar por novos cursos, presenciais e à distância, técnicos ou somente com certificações menores, enfim : existem as opções, cabe a cada um de nós observar e eleger o que melhor pode nos atender no momento atual o qual nossa oficina está passando.

Escolas como SENAI, Escola do mecânico e o próprio UMEC, dentre muitas outras que se encontram no mercado oferecem conhecimento na área e estão dispostas a trazer para vocês o que há de melhor para profissionais da área.

Por mais que você sinta que estudar não vai te levar a lugar nenhum, o conhecimento é a chave para grande parte das oportunidades que surgirão em sua vida.

Se o assunto te interessou então siga nossa nova série, uma vez por semana haverá um texto em nosso blog com um tema específico com informações sobre e dicas para uma boa administração de oficina. Quer ser mecânico? Precisa estudar. 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica automotiva, dicas de reparação, manutenção preventiva e cupons de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico