Guia de como montar uma oficina mecânica

Ter um negócio próprio é um grande sonho de muitos trabalhadores brasileiros, e não pense por nenhum momento que você que busca por esse objetivo deve desistir e se contentar com o que tem. Na verdade seu primeiro passo para alcançar o que deseja é pesquisar e buscar informações sobre as melhores formas de iniciar as coisas.

Com essa finalidade o UMEC preparou para você um guia contendo todas as necessidades básicas de uma oficina mecânica, que há de servir não só para você que está querendo montar uma delas do zero, mas também para você que já possui sua oficina poderá revisar para notar se está faltando alguma coisa em seu negócio para impulsioná-lo ainda mais. Quando se fala em um estabelecimento para reparar veículos o primeiro ponto a que se deve prestar atenção são os equipamentos. Segue abaixo uma pequena lista de alguns operadores básicos que toda oficina necessita possuir:

Como montar uma oficina mecânica – Equipamentos

  • Torquímetro: serve para medir a força que é aplicada em parafusos e demais conexões entre peças no motor.
  • Paquímetro/ voltímetro/ amperímetro: Estes, além de outros equipamentos de medição são fundamentais para que se tenha controle sobre corrente elétricas, distâncias e mesmo da pressão exercida em cada parte do motor.
  • Guinchos hidráulicos: Desempenha o papel de elevar o carro para que seja facilitada toda a manutenção nas áreas próximas ao chão, uma de suas grandes vantagem e elevação de cima para baixo podendo ser muito útil em específicas situações.
  • Elevadores: Possuindo uma função semelhante ao guincho hidráulico porém com uma aplicação e estruturação distintas os elevadores são indicados em casos de manutenções mais longas e que envolvam retirada ou reparação de um maior porcentagem do motor do automóvel. Seus modelos podem variar bastante e seria recomendado buscar por aquele que for atender às suas necessidades da melhor forma. 
  • Sistema de balanceamento: Sendo um dos serviços mais requisitados atualmente, possuir balaceadoras computadorizadas pode ser um grande diferencial para seu negócio.
  • Ferramentas arcaicas: Mesmo com a evolução da tecnologia nos últimos anos algumas ferramentas básicas como alicates diversos, um bom kit de chaves philips e outras variadas são fundamentais para se possa realizar as ações básicas do dia a dia na oficinas, como torcer cabos, prensar materiais e apertar partes necessárias do motor.
  • Peças: Como seria possível realizar eficientes trabalhos para seus clientes  sem obter as peças necessárias? Para isso você deve, não somente buscar ter um bom estoque em loja, mas também possuir um fornecedor de confiança, e para esse trabalho nossa empresa se encontra mais do que preparada. Com mais e 80 mil itens catalogados estamos preparados para atendê-lo da melhor forma. Compre pelo nosso website ou busque o contato por whatsapp com nossa equipe de vendas.

Quando se trata de investimento em um novo negócio por muitas vezes a segurança acaba ficando de lado, nossos olhos se voltam diretamente para onde a mercadoria pode ficar estocada, como vamos organizar o faturamento e não pensamos em coisas do tipo: e seu eu tiver algum problemas, algum assalto ou mesmo algum acidente de trabalho?

Para isso nós recomendamos seguros. O que geralmente acontece é que a maioria dos gestores enxerga o gasto com os seguros como um desperdício e não como um tipo de investimento, e na verdade o que se deve ter em mente é que no espaço descrito não haverá somente propriedades do reparador, mas os veículos dos clientes, que confiaram seu tão precioso bem de transporte a você, e dessa forma é uma obrigação zelar pelo bem estar da oficina.

Claro que a aplicação do seguro acabará por ser efetivada em um segundo momento, afinal não faz parte dos gastos base da oficina, porém o que nós estamos buscando dizer é: não deixe de lado e não vire as costas para essa possibilidade, a contratação de um seguro pode fazer a diferença para seu negócio algum dia.

Nossa última dica foca na constante atualização; como todos os mercados o ramo de reparação   e autopeças está em constante mudança, se manter antenado e desenvolver formas de se adaptar são características imprescindíveis para que seu empreendimento se mantenha firme e forte contra todas as adversidades.

Nosso canal do YouTube possui dezenas de videoaulas com um renomado profissional que possui reconhecimento a nível nacional. Esperamos poder ter contribuído para seu negócio com esse artigo! Sempre que precisar nos procure nas redes sociais ou entre em contato com nossa equipe de vendas pelo número que se encontra em nosso website. Lembre-se sempre de zelar pela manutenção preventiva.

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica automotiva, dicas de reparação, manutenção preventiva e cupons de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook:
 facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *