Filtro de combustível – Dicas de troca e manutenção

Hoje vamos falar sobre o filtro de combustível, uma peça acessível, muito comum e que devemos fazer a manutenção preventiva. Sua falta de manutenção provoca perda de vazão do sistema, superaquecimento da bomba elétrica e a queima da mesma.

O filtro de combustível é uma peça simples, barata, fácil de ser substituída, localizada na parte inferior do veículo. Apesar disso precisa de profissional para realizar a troca. Isso porque o sistema está pressurizado e apenas desconectar as tubulações fazer espirrar combustível para todos os lados.

 

A troca do filtro de combustível

O profissional deve desligar o circuito da bomba, a própria bomba ou o interruptor inercial. Feito isso dar partida no motor, até cair a pressão, e ao cair a pressão, então pode retirar a peça.

Existe também a possibilidade de desconectar mesmo sem despressurizar, mas aí já com o motor desligado, use um pano ou algo do tipo, pois a tendência é espirrar um pouco de combustível.

Cuidado extra: Aqui a atenção deve ser redobrada, pois se tiver alguma lâmpada incandescente por perto um incêndio pode ser provocado. O mesmo não ocorre para o uso de lâmpadas fluorescentes. Então se for usar alguma lâmpada para iluminar a região, opte pela segunda.

 

Curiosidade

O filtro externo sempre possui seta de montagem. A seta indica para a frente do veículo, para os eletroinjetores. E sabe por que não se deve montar a seta para o lado errado? Será que não vai funcionar? A resposta é sim, vai funcionar, porém se for montado com a seta invertida, o fluxo do combustível tende a se quebrar e causar a ruptura no papel do filtro. 

A possibilidade de um filtro despedaçar o papel porque ele foi invertido é quase zero. Existe esse risco sim? Sim, e como a profissão do reparador exige não correr riscos, devemos sempre fazer o correto.

Quando se instala no sentido certo, a entrada do combustível bate numa placa e se espalha e aí o combustível passa pelo papel sem aquele impacto inicial.

Portanto se você, reparador, pegar um filtro montado invertido, troque o filtro, não apenas inverta para montá-lo certo. Se você apenas inverter a posição, toda a sujeira que ele segurou até o momento sera jogada para os injetores. Resumindo, pegou um filtro invertido, troque o e substitui por uma peça nova, e aí sim monte no sentido correto.

 

Tempo de vida da peça

Com uma manutenção prevista a cada 30 mil quilômetros, temos o filtro embaixo do veículo e assim as impurezas não chegam até os eletroinjetores, ficando retidos no papel do filtro externo.

Os injetores possuem filtros de aço inox antes do combustível entrar no injetor, mas ele é espesso, ou seja, pequenas impurezas ainda conseguem passar pela tela, pelo pré filtro dos injetores.

O componente que mais filtra o circuito, que retém as sujeiras de valores super baixos em microns (1mm dividido por 1000), é o  papel do filtro externo, o papel do filtro de combustível. 

O filtro lembra muito o funcionamento de um coador de papel de café. Ele retém as impurezas e deixa passar o líquido. Assim, ele retém as impurezas teremos sua saturação, ai recomendação da manutenção é a cada 30 mil quilômetros.

 

Filtro de combustível para carros a álcool 

Se o veículo usar apenas álcool, reduz o tempo da troca, podendo cair de 30 para 15 mil quilômetros. Isso porque o álcool, por incrível que pareça, é um combustível sujo, não quimicamente falando.

O álcool é um combustível muito mais puro que a gasolina. A gasolina tem mais substâncias, porém o álcool tem muita sujeira, isso porque o álcool vem da cana de açúcar. Adivinha para onde vai toda essa sujeira? Para o pré filtro do tanque e no filtro externo. 

Resumindo, se o veículo for a gasolina, a troca deve ocorrer com mais ou menos 30 mil quilômetros. Se o veículo usar apenas álcool, essa troca pode cair de 30 mil para cerca de 15 mil quilômetros.

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