Manutenção preventiva no sistema de arrefecimento

Manutenção preventiva no sistema de arrefecimento – Uma das partes fundamentais de um motor é o sistema de arrefecimento dele, para quem não sabe as peças de um carro em funcionamento podem chegar até 90º C. Você leitor fiel do nosso blog deve se recordar que já possuímos um material postado com informações acerca dos componentes e do funcionamento mais detalhado dessa do sistema de arrefecimento.

Nesse artigo iremos focar um pouco mais nas formas de prevenção, identificação e reparação de possíveis danos que essa tão valiosa divisão do motor pode vir a apresentar.

E principalmente para você proprietário de automóvel, esperamos que essas informações venham a ser úteis e possam auxiliá-lo a cuidar melhor do seu parceiro de estradas e viagens, e sempre praticar a manutenção preventiva da melhor forma.

Na grande maioria das vezes em que há algum tipo de vazamento no sistema de arrefecimento e as manutenções necessárias não são das mais caras que encontramos por aí, ainda assim caso o problema não seja identificado em tempo, sérios prejuízos podem vir a acontecer, o superaquecimento do veículo pode gerar fundição de partes de metal, além de derretimentos de outros tipos de componentes do motor.

E caso os danos avancem da forma descrita acima não somente o custo de reparação será muito elevado, mas também a situação gerada será desagradável; e para evitar gastos excessivos e acabar ficando preso em algum acostamento de estrada ou no canto de alguma rua, é sempre bom estar prevenido.

 

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Sistema de Arrefecimento – Dicas para a Manutenção

Identificando o vazamento

Nem todos os tipos de líquidos que forem encontrados abaixo do seu veículo necessariamente significam que há algum tipo de falha no sistema de arrefecimento. A primeira coisa que deve ser feita é a identificação de qual substância se encontra, e essa tarefa nem sempre pode ser fácil.

O líquido de arrefecimento pode se confundir com água, principalmente em alguns determinados tipos de superfícies, e nesse caso pode ser difícil dizer se há algum tipo de vazamento ou se somente seria a água condensada do ar condicionado. O líquido enriquecido com aditivo geralmente apresenta coloração e um cheiro doce, enquanto a água decorrente do uso do ar condicionado é inodora e incolor. 

 

Confira abaixo as principais causas de vazamentos

Agora que você já sabe como fazer para identificar se há algum problema ou não com seu carro, vamos dar uma olhada no que pode vir a causar esses problemas.  

 

Junta de cabeçote danificada

Essa peça é responsável por vedar o motor e restringir a passagem do líquido de arrefecimento pelos canais próprios para ele, caso essa função não seja devidamente cumprida pode acontecer a mistura entre o óleo lubrificante e o composto de arrefecimento, o que pode gerar inúmeras dores de cabeça.

Para que esse tipo de dificuldade seja evitada é preciso que a junta seja trocada periodicamente seguindo sempre o manual no carro , evitando assim o superaquecimento do motor se preserva a vida útil da peça. 

 

Braçadeiras frouxas

Sendo responsáveis por prenderem as mangueiras aos seus respectivos tubos, as braçadeiras mantém as conexões no lugar e dessa forma evitam vazamentos por possíveis frestas.

Caso essas peças não estejam devidamente tensionadas exercendo  força, isso pode gerar problemas de vazamento do líquido que circula por dentro delas. Tente sempre aproveitar as revisões que forem feitas para checar a situação desses componentes e ver se estão em ordem.

 

Aberturas no reservatório ou no radiador

A grande maioria dos vazamentos decorrentes desse tipo de acontecimento se dão por conta de problemas nas tampas: ou do radiador, ou do reservatório. Apesar de serem projetadas para aguentar altas temperaturas essas tampas podem ser mal encaixadas e isso gera espaços para a passagem de fluidos. Nesse caso somente um reposicionamento resolveria o caso .

Porém existem também adversidades um pouco mais severas para o motor do veículo, caso haja um constante abastecimento do sistema com água da torneira, a quantidade de minerais pode corroer as estruturas do radiador; outro dano que pode ser observado , e esse com uma maior frequência, é o derretimento ou rachadura da tampa do reservatório. Nesses dois casos não há outra opção a não ser a realização da troca desses respectivos  componentes.

 

Os riscos que um vazamento trás

Como citado anteriormente um vazamento altera o sistema de refrigeração do motor, fazendo o carro operar em temperaturas muito mais altas do que as esperadas, com isso aumenta atrito entre os componentes, pode derreter alguns tipos de peça e ainda ainda queimar o óleo lubrificante.

Em casos extremos pode ocorrer a fundição do motor, isso fará com que este trave e impeça o carro de dar partida. Devido a elevadas temperatura e  grande quantidade de atrito ,alguns componentes podem vir a se fundirem e bloquearem seu funcionamento. 

 

Por que realizar a manutenção preventiva?

Assim como mostrado acima os danos causados por um vazamento não identificado rapidamente podem ser intensos, e sem mencionar o aumento do custo da manutenção conforme a complexidade exigida para reparar os prejuízos.

Além de relembrar o quão desagradável é ter que correr para a oficina de última hora, largando para trás outros compromissos previamente marcados e ainda talvez ficar sem veículo por alguns dias. 

Dessa forma é sempre recomendável que se dê uma olhada no nível de líquido do reservatório sempre que possível. A solução deve sempre estar dentro das marcações de mínimo e máximo, assim, caso não esteja, alguma providência precisará ser tomada. Lembre-se, sempre que a adição de água pura caseira ao reservatório somente deve ser feita em casos extremos já no caminho para  oficina.

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