Sistema de arrefecimento – dicas para a manutenção

Entenda como se da o funcionamento das peças ligadas diretamente a manutenção preventiva

Quando você faz alguma atividade física ou caminha por longas distâncias um gole de água é sempre bem-vindo certo? Afinal essa é o líquido da vida, que refresca, mantém a temperatura do seu corpo e ainda é responsável por te manter funcionando. Se você consegue se enxergar nessa descrição então você já entendeu como funciona o sistema de arrefecimento dos carros.

Movido à base de explosões que ocorrem na parte interna, o motor dos automóveis costuma esquentar muito, e caso não aconteça a regulagem dessa temperatura, danos severos podem vir a ocorrer.

Para esse cenário surgiu então o sistema de arrefecimento, composto por mangueiras, radiador, ventoinha, válvula termostática, bomba d’água e um líquido composto por água e por um aditivo à base de etileno glicol, apesar de no senso comum ser falado somente sobre trocar a água do motor, somente em casos de extrema urgência deve-se adicionar água pura ao veículo, a mistura com o aditivo é fundamental para que haja o devido controle do ponto de ebulição e congelamento da água, e consequentemente para que haja um bom funcionamento do sistema.

O seu funcionamento se dá pela passagem do líquido misturado pelas estruturas do motor, através desse tipo de contato acontece uma troca e a mistura absorve parte do calor das peças; ao chegar ao radiador a mistura irá realizar mais uma troca de temperatura mas dessa vez com o ar externo ao carro, essa parte do processo se dá nas mangueiras, as quais estão totalmente preparadas para suportar as altas temperaturas.

A responsável pelo controle desse fluxo é a válvula termostática, realizando o bloqueio do aditivo quando o motor se resfria e liberando sua passagem quando o motor esquenta novamente; e o deslocamento é impulsionado pela bomba d`água, em casos específicos é necessário a atuação da ventoinha, que irá agir caso a temperatura esteja elevada demais a ponto de causar danos ao motor, esse componente nada mais é que um ventilador elétrico que irá proporcionar vento para controle da temperatura.

Confira abaixo uma pequena lista das principais peças que compões esse sistema, disponíveis em nossa loja:

Sistema de arrefecimento – Reservatório:

Possui a função de armazenar todo o composto líquido do sistema de arrefecimento.
sistema de arrefecimento

Sistema de arrefecimento – Sensor de temperatura:

Responsável por medir a temperatura do motor.
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Bomba D`água:

Faz com que a água misturada ao aditivo circule pelo motor devidamente.
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Válvula termostática:

Regula os ciclos de resfriamento do motor, retendo a água quando o motor se resfria e liberando quando as temperaturas se elevam novamente.
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Aditivo:

Deve ser misturado à água do motor e desempenha o papel de evitar sua evaporação e seu congelamento, além de prevenir a oxidação das peças com que a mistura entra em contato.
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Radiador:

Realiza a troca de calor entre a água do motor e o ar externo, fazendo com que o líquido se resfrie.
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Manutenção e prevenção do Sistema de arrefecimento

Com exceção da água enriquecida com aditivos as demais peças do sistema de arrefecimento somente devem ser substituídas quando estiverem com problemas, as adversidades mais comuns são: rompimento da mangueira, vazamento na bomba d’água, rachadura no reservatório além de eventuais danificações que podem vir a ocorrer por conta de eventuais colisões.

Para poder prolongar vida útil do sistema de arrefecimento como um todo é contraindicado que se adicione água pura ao reservatório, essa prática além não manter o fluido preparado para as fortes amplitudes térmicas que ocorrem no interior do motor não previne a oxidação das partes do mesmo.

O tempo médio de troca do líquido deve girar em torno de dois anos, porém checar seu nível uma vez por semana e seguir as orientações do fabricante são atitudes fundamentais para que maiores complicações sejam evitadas.

Evite também abrir o reservatório caso o carro esteja ligado ou tenha acabado de para de funcionar, o recipiente é constituído de material transparente e portanto permite que se visualize a quantidade que se encontra em seu interior.

Se por acaso o nível estiver abaixo do esperando é recomendado que se leve o veículo a um local especializado, a manutenção pode parecer simples porém demanda experiência e quando se realiza a troca desse tipo de produto é recomendada uma limpeza nos componentes do sistema.

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