Novidades no Detran – Digitalização e funcionalidade

Digitalização e funcionalidade

Todos que tem o costume de dirigir seu carro próprio ou que tenham obtido sua CNH em algum ponto da vida sabem do que se trata o Detran, inclusive você que está lendo a esse texto muito provavelmente se encaixa nessa situação. Porém será que você está por dentro de todas as novidades digitais envolvendo esse órgão? Há mudanças também envolvendo o emplacamento dos veículos, o que pode ser um pouco confuso para entender, esse material foi desenhado especialmente para você tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Os tempos analógicos já se foram, e hoje em dia não é mais preciso tirar sua tarde inteira para ir ao Detran tirar dúvidas ou esperar um envelope chegar pelo correio; agora os motoristas de São Paulo podem fazer consulta de número de multas e pontos na carteira inteiramente pelo site oficial “www.detran.sp.gov.br” ou pelo aplicativo “Detran.SP” disponível gratuitamente para smartphones e tablets.

No site, após o login o motorista deve buscar a página “ Meu Detran”; a página mostra se a habilitação se encontra regular ou suspensa, data de vencimento e se há possibilidade de fazer indicações de condutores para multas já aplicadas, além de informar se o IPVA do(s) veículo(s) está em dia e muitas outras informações. Para quem preferir realizar o download do aplicativo ele está disponível para Android e IOS, lembrando que é necessário possuir cadastro prévio para o acesso a essas informações.

Há ainda inúmeros serviços eletrônicos que podem ser solicitados a qualquer momento pelo usuário com alguns simples toques em uma tela ou teclado, dentre eles estão : solicitação de 2ª via, pesquisa de débitos e restrições veiculares além do pedido de recurso de penalidade. E o DetranSP ainda conta com três outros aplicativos que possuem outras funcionalidades, como o acompanhamento da CNH após a realização do pedido, indicação do condutor por selfie, consulta de multas por veículos de terceiros e estudos para a prova teórica. Não fique por fora dessa nova onda tecnológica, use seus recursos.

Novo Sistema de placas

A placa é o principal documento do seu parceiro de ruas e estradas, não deixe de mantê-la em dia e sempre atualizada, fique por dentro de todas as novidades. Todos os Detrans do Brasil tem até janeiro de 2020 para passarem a emitir somente placas do novo modelo padrão do Mercosul, o modelo ainda sofre mais resistência em alguns estados do que outros porém a longo prazo a padronização será inevitável.

Para os motoristas que já possuem seu carro licenciado e devidamente emplacado a troca não será obrigatória ainda, a utilização da nova placa será necessária somente em casos de compra de veículo ainda não registrado, mudança de categoria do automóvel(carro comum, taxi, etc), roubo, danificação da atual placa, mudança de estado ou município ou extravio. Vale lembrar que apesar de não ser impositiva a troca como medida voluntária será sempre possível assim que o Detran do estado em que você leitor reside adotar a medida, no caso de São Paulo ainda não ocorreu.

Assim como se pode observar na imagem abaixo a nova placa deverá conter uma faixa na cor azul, no lado esquerdo o logotipo do Mercosul, na direita ficará a bandeira nacional e logo abaixo desta a bandeira do respectivo estado, o centro se destinará à escrita do nome do nosso país. Haverá também um QR code contendo as informações do fabricante, essa medida foi tomada para que se possa controlar melhor a distribuição de placas.

Novidades no Detran - Digitalização e funcionalidade
Novidades no Detran - Digitalização e funcionalidade

No caso de troca pelo novo modelo as informações alfanuméricas originais da placa devem ser mantidas no cadastro do automóvel além de estarem presentes no Certificado de registro do veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook:
facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *