A válvula solenoide e suas características

Válvula solenoide e suas características

Confira como funciona e quais são os principais fatores que fazem com que a peça se danifique.

Para iniciarmos essa jornada imagine que você, proprietário(a) de um veículo movido a álcool acorda em uma segunda-feira do mês de julho muito empolgado(a), é um importante dia no trabalho, em que um de seus novos projetos será apresentado, e por consequência, a pontualidade é fundamental. Você acorda bem cedo, toma um banho e um delicioso café da manhã, porém quando desce à garagem não consegue dar a partida no seu veículo de maneira nenhuma, assim se vê obrigado(a) a tomar o transporte público ou pedir um táxi, e por conta do imprevisto acaba se atrasando quando não poderia.

No dia seguinte você vai até seu mecânico e descobre que o problema do carro se encontrava na válvula solenoide, uma peça que além de ser relativamente de baixo custo para ser trocada pode ter sua vida útil prolongada com determinadas medidas de manutenção preventiva. Imagine a frustração que irá tomar conta de sua mente, por saber que tamanha situação poderia ter sido facilmente evitada ou resolvida. Nós do UMEC trabalhamos duramente para que você, nosso cliente, nunca passe por esse tipo de situação, nosso lema é a manutenção preventiva sempre, para que a tal da válvula solenoide ou qualquer outra parte do veículo não te deixe na mão jamais, além de uma loja online somos um banco de informações sobre mecânica automotiva sempre atualizado.

Funcionamento

Fazendo parte do sistema de partida frio, que é composto também por: um reservatório de gasolina, uma eletrobomba, e as mangueiras, a válvula solenoide desempenha um papel fundamental no motor de arranque pois controla a passagem de combustível durante a partida do automóvel. Ela é ativada quando o motorista gira a chave no contato caso a temperatura da água do motor seja inferior a 16º C e assim faz com que a bateria gere uma corrente elétrica que fará com que a peça comece a operar através do seu principal recurso: o eletromagnetismo.

Válvula solenoide e suas características
Válvula solenoide e suas características

Os movimentos eletromagnéticos da válvula geram as primeiras passagens de gasolina para os giros iniciais do motor, e possuem um papel fundamental principalmente na época de temperaturas mais baixas e em veículos movidos a álcool, isso acontece pelo fato de que além de no frio a partida ser um pouco dificultada devido à natural contração dos materiais do motor os carros movidos a álcool, etanol ou flex possuem uma maior dificuldade de realizarem sua ignição pelo fato desse tipo de combustível necessitar de temperaturas um pouco mais elevadas para evaporar. Nesse processo a válvula solenoide é responsável pelo controle do fluxo de gasolina que entrará no motor a partir do reservatório.

Dificuldades e Prevenções

Os principais problemas que podem ser encontrados serão causados pela utilização de combustível de baixa qualidade; caso essa prática seja realizada com frequência as vias de passagem da solenoide poderão ser entupidas, bloqueando a passagem de combustível pela peça. Caso haja problemas com qualquer parte do sistema de partida frio o componente deve ser trocado por um novo que esteja em melhores condições, os preços não são elevados e a necessidade para o bom funcionamento do veículo faz sua presença se tornar vital. Alguns dos sintomas de uma solenoide ruim são: dificuldade para dar a partida; ineficiência no processo de aceleração; tremidas e deslocamentos irregulares.

Para evitar qualquer tipo de grande comprometimento e juntamente preservar a vida útil das componentes do sistema de partida frio é recomendado utilizar sempre combustíveis de origem e qualidade certificadas, além disso como parte da prevenção é indicado que se opte pela gasolina aditivada ao invés da comum, pois os aditivos vão ajudar o combustível de dentro do reservatório a não envelhecer e não perder suas propriedades. Outro lembrete é jamais deixar que o reservatório se esvazie por completo, caso isso ocorra a borracha de vedação se ressecará e causará futuros vazamentos.

Nossa empresa, como o próprio nome já afirma, possui um universo de peças para atender aos clientes, atualmente trabalhamos com catorze diferentes tipos desse produto para que não falte a nenhum proprietário no momento de necessidade. Nosso fornecedor é o DS Tecnologia Automotiva, empresa de renome consolidada no mercado. Em caso de necessidade não exite em nos procurar para quaisquer dificuldades que venham a aparecer pelo caminho. E lembre-se sempre de realizar a manutenção preventiva, para que seu carro não te deixe na mão assim como aconteceu com a pessoa da nossa história.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook:
facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico