Manutenção na válvula solenoide

Você que é nosso leitor frequente deve se lembrar que há mais ou menos um ano, nós publicamos um material sobre a famosa válvula solenoide e suas características

E estamos aqui de novo não por acaso! O meio do ano está chegando e com ele vem o frio, época que o sistema de partida fica mais propenso a ter algum tipo de dificuldade técnica. 

Hoje voltamos a esse tema trazendo dicas que esperamos que sejam úteis para você!

 

Teste elétrico da válvula solenoide

  • Ajuste o multímetro da escala de resistência (200 ohms)
  • Insira as pontas de prova dos cabos nos terminais: 1 e 2 da válvula solenoide
  • A resistência encontrada deve estar em torno de 21 ohms com a peça fria
  • Esse teste somente mede se a bobina da válvula está em bom estado, ele não irá mostrar se houver qualquer tipo de travamento ou entupimento na válvula

 

Teste do sistema de partida a frio 

  • Retire o sensor de temperatura da água do motor e conecte nele o chicote
  • Coloque o senso, com o chicote conectado, em um recipiente com água gelada
  • Não mergulhe a região do conector! E aguarde por volta de dois minutos
  • Retire a mangueira que conecta a válvula solenoide ao restante do motor, e ponha em seu lugar um tubo de material transparente ( caso o material de sua mangueira já não seja transparente)
  • Use algum componente para vedar o espaço em que estava o sensor de temperatura do motor, nesse caso é recomendado que seja outro sensor do mesmo tipo, e não necessariamente em funcionamento, afinal é só para bloquear o canal
  • Mantenha o chicote no sensor que está no recipiente com água e dê partida no motor
  • Verifique se houve passagem de gasolina pela mangueira transparente, isto é, se foi injetado combustível durante a partida, se a resposta for sim, então o sistema de partida a frio está funcionando corretamente
  • Após o teste lembre-se de realocar os componentes do veículo em seus respectivos locais de origem

 

Prevenção de danos

Para evitar complicações mais sérias com essa peça é importante sempre utilizar combustíveis de boa qualidade! Combustíveis de procedência duvidosa podem gerar entupimento da válvula.

Não é recomendável deixar que o reservatório do sistema se esvazie por completo, isso pode ressecar sua estrutura de borracha e gerar vazamentos.

Conteúdo Extra – Vídeo Dica sobre a Válvula Solenoide

Fornecedor de qualidade de Válvula Solenoide

Resumindo, esse componente é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo. 

É sempre importante consumir produtos de qualidade certificada, o UMEC utiliza e comercializa válvulas  solenoides da DS Indústria de peças automotivas, um dos fornecedores de maior renome no Brasil.

Agradecemos a todos que nos acompanham! E lembrem-se de sempre praticar e divulgar a manutenção preventiva.

 

Universo do Mecânico

Loja Oficial UMEC

Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica. Você também fica por dentro das dicas de manutenção e de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

 

MAS . PORTANTO . ENTRETANTO . PORÉM . ASSIM . CERTAMENTE . ENFIM . ENTÃO . ENQUANTO . A FIM DE QUE . AINDA SIM . ALÉM DISSO . ANTES QUE . APESAR DE . ÀS VEZES . ASSIM COMO .  IGUALMENTE . INEGAVELMENTE . INESPERADAMENTE . SEMELHANTEMENTE . SIMILARMENTE . SOBRETUDO . SURPREENDENTEMENTE . TODAVIA
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *