Os carros elétricos vão invadir nosso mundo

Os carros elétricos vão invadir nosso mundo – Como todos nós sabemos o mundo está mudando a cada dia, os valores sociais, os mercados, e consequentemente as próprias pessoas também, em meio a todas essas atualizações e novidades um novo produto se torna cada vez mais comum e parte de nosso dia a dia: os carros elétricos e híbridos. Essa denominação é dada aos veículos que possuam tipos de motores que funcionem total ou parcialmente a partir da energia elétrica, e não mais somente pelas explosões do motor a combustão.

Ainda que pareça uma realidade um pouco distante para nós brasileiros, essa iniciativa se faz cada vez mais presente no exterior, e nunca houve em toda nossa história uma proximidade tão grande com essa inovação tecnológica que vem transformando formas de viver e enxergar o mundo. Algumas empresas nacionais, como a beepbeep já trabalham com aluguel de carros elétricos, e basta realizar o cadastro e pagar a quantia que for requerida que a aquisição do produto não apresenta grandes burocracias ou especificidades.


Os carros elétricos vão dominar nosso mundo

Os carros elétricos – Seu funcionamento

Como o próprio nome já sugere o veículo que possuir um motor elétrico extrai sua energia de uma carga da bateria que venha a ser emitida , em alguns modelos específicos a energia que é liberada quando ocorre a frenagem é armazenada pelo automóvel para recarregar a bateria, esse modelo é chamado de freio regenerativo; já em outros casos o motor funciona a partir de um campo magnético e é denominado motor de indução.

Em sua grande maioria as baterias de lítio são capazes de fazer o carro rodar por até 80 Km e sua recarga é feita em postos específicos, os quais já se fazem presentes em diversos municípios brasileiros, porém também existem alguns motores preparados para poder serem carregados em tomadas de casa. Além disso assim como nos telefones celulares há um marcador de quanta carga ainda se encontra disponível para uso e esse dispositivo é chamado de voltímetro, para quem já estudou um pouquinho de eletricidade esse nome não lhe deve soar muito estranho.

Em relação ao desempenho do motor existem muitas incertezas sobre como um carro movido a energia elétrica pode possuir um desempenho tão bom quanto motores a gasolina, afinal para nós a em nosso dia a dia a eletricidade serve para ligar aparelhos bem menores, ventiladores, secadores de cabelo e televisões, contudo o UMEC vem contar a você : querido leitor, que o veículo elétrico possui um torque superior aos tradicionais, mas o que isso quer dizer ?

Quer dizer que eles possuem muito mais força para dar partida, uma força superior por assim dizer, além do fato de que grande parte de seus exemplares não necessitarão que se realize a troca de marcha, somente para engatar a ré, um sistema de potenciômetros no pedal do acelerador regulará a quantidade necessária de força para as rodas.

Os carros elétricos – O conjunto de peças e componentes que constituem um motor elétrico é extremamente diverso, sendo estes:

  • Bateria
  • Bateria auxiliar
  • Regulador de potência
  • Conversor
  • Transmissão
  • Sistema de resfriamento

Esses dentre outros são os principais constituintes dessa nova tecnologia que vem transformando o mercado.

Vantagens dessa inovação

Como toda invenção humana essa vem para nos proporcionar inúmeras vantagens, afinal de contas de que adiantaria desenvolver uma nova forma de locomoção se não for para trazer mais benefícios do que já se tem no mercado?

E nesse caso não somente a tão estimada preservação do meio ambiente irá ser incluída no pacote, mas seu bolso e seu tão precioso tempo poderão ser poupados em inúmeras ocasiões também.

Em primeiro plano é de bom tom relembrarmos de como a queima de combustível é prejudicial à nossa atmosfera, através da liberação de gases poluentes, como o gás carbônico, ela contribui para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global.

 

Economia

Não podemos deixar de mencionar a economia que se realiza quando se anda em um caro com esse tipo de funcionamento: o abastecimento por carga elétrica é muito mais barato que a adição de combustível, a prova disso se verifica no próprio dia a dia, afinal não haverá taxa para utilizar a tomada de 220V de casa, e mesmo em eletropostos, onde se pode realizar a recarga com velocidade maior os valores são inferiores a postos de gasolina tradicionais.

Outro ponto que se verifica se direciona para o peso do motor; a estrutura do motor elétrico é infinitamente mais leve que de um motor à combustão tradicional, o que amplia o desempenho do automóvel e faz com que o abastecimento seja mais rentável.

Além da frequência da manutenção ser totalmente reduzida uma vez que a quantidade de peças que geralmente demanda mais manutenção é muito maior no motor tradicional e o fato de que os carros elétricos não precisam de troca de óleo. Também ocorre redução no IPVA e no caso de São Paulo a isenção do sistema de rodízio.

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica automotiva, dicas de reparação e manutenção preventiva, novidades e descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook:
 facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *