Manutenção Preventiva – Entendendo suas variantes

Para você que acompanha nosso blog com frequência essas duas palavras já devem ser bem conhecidas, afinal de contas nossa empresa é uma das grandes defensoras da manutenção preventiva no setor, todavia também entendemos que as vezes esse conceito pode parecer um pouco abstrato, essa matéria vem com o intuito justamente de explicar e exemplificar essa prática, além de trazer para você um pouquinho de conteúdo sobre os tipos de manutenções.

 

A famigerada preventiva

A manutenção preventiva possui como principal objetivo a redução das possibilidades do carro apresentar falhas ou grandes comprometimentos no seu funcionamento. Para que ela possa ser realizada de forma efetiva um acompanhamento frequente e check ups bem feitos são fundamentais.

Essa prática é vista como parte do planejamento do proprietário, justamente por compor um conjunto de ações previstas para evitar que um problema maior venha a ocorrer com o veículo. 

Caso o carro fosse pensado como um corpo humano, a manutenção preventiva seria composta por todos aqueles exames de rotina que você e sua família realizam a pedido de médicos que foram consultados, esses exames são realizados para evitar que problemas de saúde mais sérios venham a ocorrer futuramente.

E a manutenção corretiva?

A manutenção corretiva se diferencia da sua irmã, preventiva, essencialmente por não fazer parte dos planos de ninguém, acho muito difícil qualquer pessoas sair de casa pensando: “nossa que vontade de furar um pneu hoje”.

Na grande maioria dos casos ela pode estar relacionada aos seguintes dizeres: “ é urgente”, “se não fizer ele não anda mais”, “ é caro mas não tem outra opção”; em resumo se pode observar que essa situação por muitas vezes possui um custo mais elevado e uma mão de obra mais pesada. 

Além disso por estar associada à parada no funcionamento do carro  faz com que você tenha que ficar um período sem seu veículo, as vezes por um dia, as vezes por um tempo maior.

Seguindo o padrão do exemplo acima a manutenção corretiva estaria relacionada a uma cirurgia de emergência, por exemplo, a qual não se sabe com antecedência sobre, exige um gasto e um esforço muito maior e faz com que você necessite adiar qualquer compromisso marcado, para resolver o problema.

 

Leia também:
Sistema de arrefecimento – dicas para a manutenção
Guia de como montar uma oficina mecânica

 

Por que optar pela manutenção preventiva?

Nós sempre recomendamos que todos optem por essa prática justamente porque diferente da situação de parada no funcionamento do veículo ela pode ser prevista e realizada através de pequenas ações periódicas e de baixo custo.

E não pense que realizar um acompanhamento frequente e de perto com seu automóvel será perda de tempo, muito pelo contrário: quando o carro chega a quebrar sempre fica muito mais cara a manutenção, fazendo revisões frequentes de componentes que necessitam, e respeitando os prazos de segurança para as trocas de cada peça, de acordo com o manual.

Os dois lados ganham

Caso você seja um proprietário de veículo, praticar a manutenção preventiva, com todas as revisões e tudo mais, faz com que além de economizar um bom dinheiro você esteja por dentro do que precisa ser feito com seu veículo e assim possa procurar o melhor tipo de mão de obra e compreender com mais facilidade os diagnósticos do seu mecânico.

E caso você seja um mecânico, incentivar seu cliente a realizar a manutenção preventiva faz com que você possa fidelizá-lo , além de transmitir maior segurança para ele e diminuir as possibilidades de ele desconfiar da sua palavras quando for necessário dizer-lhe a verdadeira necessidade de seu veículo. A disseminação da manutenção preventiva gera uma situação em que os dois lados saem vencedores.

 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica automotiva, dicas de reparação, manutenção preventiva e cupons de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *