Informação é a grande aliada para fidelização de clientes

Informação é a grande aliada para fidelização de clientes – Você por acaso já se sentiu inseguro ao explicar para um cliente o verdadeiro problema do seu veículo? Principalmente quando há necessidade de retornar à oficina mais de uma vez, ou realizar algum tipo de manutenção mais cara ou preventiva o proprietário pode pensar que está sendo ludibriado ou que o mecânico está se aproveitando dele.

 Nós do UMEC acreditamos que esse tipo de estigma deve ser quebrado, e que a manutenção preventiva deve ser ensinada para todos a fim de que seus clientes confiem em você e aceitem suas recomendações sem ficar se questionando sobre a veracidade delas é necessário fidelizá-los e para isso escrevemos esse artigo, cheio de dicas para que você também possa conquistar a confiança de sua clientela.

Informação – Conheça seu público

O primeiro passo para qualquer direcionamento que possa ser tomado é conhecer bem o tipo de pessoas que você está atendendendo. Alguns perfis preferem um atendimento rápido e eficiente assim como há quem utiliza seu veículo somente para o transporte do dia a dia em quem tem um apreço muito maior por ele. 

Tudo isso irá variar muito dependendo da especialidade da sua oficina, e caso você identifique diferentes tipos de clientes, não convém utilizar a mesma estratégia de promoção para ambos, seria um desperdícios de esforços. Um tipo específico de ação deve ser desenhada para um público direcionado, isso evita uma possível  taxa de rejeição por parte dos clientes.

Enaltecer pontos fortes e manter a oficina limpa e organizada

Pode não parecer mas essas duas ações estão diretamente relacionadas: ambas se ligam à apresentação da oficina para seus clientes, em outras palavras elas ajudam a construir a imagem do seu negócio.

Informação nunca é demais – Sempre que possível comunique aos visitantes da oficina sobre suas certificações, sobre seu foco em satisfazer aqueles que lhe procuram, mostre como os serviços oferecidos são variados e altamente qualificados.

Esse tipo de atitude pode parecer bobinha ou até mesmo inútil, mas acompanhados de uma boa atenção esses pequenos detalhes serão notados pelo seu público, e podem fazer a diferença no momento de retornar a seu estabelecimento ou não.

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Especialização e formas de fidelizar seu cliente

Manter o seu ambiente de trabalho limpo e bem cuidado também é uma medida indispensável para quem busca atrair e fidelizar clientes, ainda que seja impossível não haver nenhuma manchinha de graxa por algum cantinho, é sempre recomendado que a limpeza de constante.

Um ambiente agradável transmite uma maior segurança para o cliente, além de transparecer profissionalismo e confiança de que o serviço prestado será de qualidade.

O que vale sempre ter em mente é que independente da relação que o proprietário possua com seu automóvel ele irá deixar um dos seus grandes bens de consumo em suas mãos, logo ele não procurará sua mão de obra se não sentir confiança.

Informação – Analisar a concorrência

Realizar algumas pesquisas e buscar saber como os demais estabelecimentos do setor estão tratando os diferentes casos que aparecem, se existe algum novo recurso sendo usado com frequência ou mesmo para ver o que está na moda no setor, como algum tipo de promoção ou cortesia especial.

Enfim, essa prática faz toda a diferença porque a partir das informações que forem encontradas  você poderá entender como o mercado está girando, e analisar o que é necessário fazer para não ficar para trás em relação aos concorrentes.

Utilize mídias digitais

Caso você opte por realizar a análise da concorrência citada no item acima, irá chegar ao seu conhecimento que atualmente a grande maioria dos varejistas e prestadores de serviços possuem forte presença no espaço digital, e que dessa forma a investimento em redes sociais e marketing digital deixa de se tornar um luxo e passa se tornar um pré-requisito para um bom posicionamento de marca. 

As ações que podem ser desenvolvidas quando se está utilizando o meio digital constituem um diverso leque de opções, dentre elas estão:

  • Criação e gerenciamento de um web site próprio
  • Utilização de contas nas redes sociais mais populares como Instagram e Facebook
  • Disparos de emails para seus clientes contendo informações e novidades

Coletar e armazenar dados e ter informação para que futuramente se possa realizar contatos e para poder monitorar o comportamento e os desejos de seu principal público é uma parte fundamental de todo esse processo, pois uma campanha de emails, um post no Facebook ou mesmo uma distribuição de panfletos precisa de uma análise de público antes, para que não corra o risco de surtir pouco efeito e acabar sendo uma perda de tempo ou dinheiro no fim das contas.

Conforme sua corporação for ganhando espaço e visibilidade dentro desse novo espaço virtual a utilização de uma plataforma de marketing digital pode ser extremamente útil para que possa ser realizada a gestão do perfil dos consumidores bem como outras ações de forma mais eficiente e produtiva.

Informação – Construção e presença de marca

Parece besteira, mas possuir um logo próprio e um bom nome para sua oficina certamente fará total diferença no momento de atrair e fidelizar um cliente, isso porque nós seres humanos, de fato não compramos mercadorias, compramos experiências e nos orientamos pela observação de imagens, um nome criativo acompanhado de uma boa produção visual no logotipo pode chamar mais atenção do que se imagina.

Porém muito mais do que criar uma boa identidade visual, se faz necessário atribuir bons significados e associações ao nome da sua loja, isso se relaciona com o segundo tópico presente no artigo : “enaltecer pontos fortes e manter a oficina limpa e organizada”.

Muito mais do que saber que a oficina XYZ pertence a você e fica naquele bairro, os clientes devem saber que a oficina XYZ é limpa, possui um ótimo atendimento e mais importante de tudo: deve ser indicada para amigos e familiares quando estes precisarem. 

Isso tudo somente será conquistado plenamente quando as campanhas publicadas em todos esses canais se alinharem ao bom atendimento prestado, atenção constante e a presença de funcionários de confiança também é fundamental. Esperamos que você tenha muita sorte , e lembre-se sempre de divulgar as práticas de manutenção preventiva.

 

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