Especialização e formas de fidelizar seu cliente

Especialização e formas de fidelizar seu cliente – Muito provavelmente você  que está iniciando esse artigo não costuma ouvir muitas perguntas sobre sua área de especialização. 

Já é parte do senso comum o conhecimento de que atualmente grande parte das atividades profissionais possuem muitas subcategorias para que os profissionais busquem suas respectivas especializações, é muito comum nos tempos atuais se falar em um médico cardiologista ou mesmo advogado que direciona seu exercício para o direito criminal, porém pouco se fala sobre mecânicos de carros antigos, ou reparadores de sistemas específicos. 

Se você está afim de saber uma pouco mais sobre todo esse universo e ainda receber boas dicas, entre com a gente nessa jornada.

  • Reparador de sistemas específicos
  • Reparador de veículos antigos
  • De carros de luxo
  • Especialista em determinada marca ou segmento
  • Especialista em off road
  • Investimento nos colaboradores e no atendimento 
  • Dicas para realizar esse tipo de atividade

 

Especialização: Reparador de sistemas específicos

A cada dia um novo sistema se desenvolve, câmbios automáticos, direções hidráulicas e freios ABS são somente alguns exemplos de como novas tecnologias automotivas rapidamente se espalham por modelos mais populares e se perpetuam nas ruas.

Contudo apesar do desenvolvimento de novos recursos estar em alta no setor a presença de uma manutenção qualificada para consertar esses novos mecanismos não acompanha. Se direcionar para essa área com certeza geraria clientes interessados.

Especialização: Reparador de veículos antigos

Cuidar daquilo que já carrega alguns anos nas peças também pode ser um desafio, buscar fornecedores específicos e entender logísticas que não são mais mais tão usuais pode ser um desafio e por essa razão se desenhou como um tipo de especialização.

Vale ressaltar também que em grande parte dos casos os proprietários de veículos mais antigos possuem uma estima e uma valorização muito altas por estes, e caso você os mostre que seu trabalho é de qualidade e sua loja de confiança, com certeza você irá fidelizar este cliente.

Especialização: Reparador de carros de luxo

Um nicho extremamente específico, com determinados gastos que fazem com que não seja tão simples assim se dedicar a essa área, porém com muito estudo e foco esse mercado altamente lucrativo pode ser alcançado.

É importante ressaltar que o consumidor desse tipo de serviço é extremamente exigente e busca pelo melhor tipo de atendimento em todos os sentidos, não somente na qualidade na reparação, proporcionar um ambiente agradável e oferecer uma atenção especial e personalizada seriam medidas fundamentais para quem deseja explorar por essa vertente da manutenção.

Especialização: Reparador especialista em determinada marca ou segmento

Direcionar-se para um tipo específico de linha / marca / segmento pode facilitar muito a vida do profissional mecânico além de ajudar a construir uma clientela sólida e fiel a seus serviços, além de facilitar no momento de gerenciar seus fornecedores para que não corra o risco de ficar com produtos de baixa qualidade em mãos. 

Além disso tudo, o custo para se realizar a capacitação  e adquirir os equipamentos e recursos necessários é reduzido em grande parte. Consequentemente a verba disponível para investir em mais cursos de capacitação cresce consideravelmente, por essa razão esse tipo de caminho pode ser uma ótima opção para o primeiro tipo de especialização buscada.

Especialização: Reparador especialista em off road

Sair das cidades e pensar um pouco além das redondezas do bairro pode ser um ótimo negócio. Conduzir seus serviços para esse tipo de atividade não irá trazer-te somente todos os benefícios citados no tópico acima, como também muitos outros.

O público que compõe a demanda para esse tipo de serviço, na grande maioria dos casos utiliza seu veículo como uma fonte de lazer, principalmente nos finais de semana, e uma vez que as atividades por eles praticadas exigem muito dos veículos 

as manutenções necessitam serem realizadas constantemente e geralmente esse perfil de cliente costuma sempre buscar um mecânico para se fidelizar e ter confiança.

Investimento nos colaboradores e no atendimento 

É claro que o investimento e a capacitação devem ser estendidos para todas as esferas da oficina mecânica, afinal de contas o atendimento ao cliente ocorrerá sempre de forma ampla e conjunta. E conduzir esforços para a qualificação dos participantes será uma eficiente estratégia para fidelizar mais clientes.

Se o proprietário não for bem atendido ele não irá retornar ao seu estabelecimento, da mesma forma que caso a experiência, como um todo, seja agradável o cliente com certeza irá divulgar os seus serviços com os conhecidos.

Um bom atendimento com certeza é um grande diferencial no cenário atual em que vivemos, o consumidor de hoje em dia é exigente e busca muito mais do que uma solução rápida, mas sim uma experiência agradável

Dicas para realizar esse tipo de atividade

Para que seja possível entender como melhorar a prestação de algum serviço é preciso em um primeiro momento realizar uma pesquisa, converse com os clientes que solicitarem seus negócios e entenda como eles estão em relação ao tudo que foi oferecido e como eles pensam que as coisas poderiam melhorar.

Também é fundamental fazer algo semelhante com sua equipe de trabalhadores, busque compreender suas necessidades e identificar ações que poderão melhorar a convivência entre eles e motivá-los a produzir mais.

Lembre-se sempre de traçar um bom plano com um objetivo  bem definido e sempre ser claro no momento de transmitir à sua equipe quais as atitudes a serem tomadas.

 

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