Mídias Sociais e o marketing para oficina mecânica

Marketing e social media para oficina mecânica: Não é segredo para ninguém que as novas tecnologias transformaram a forma de se viver, e como consequência disso, seria muita ingenuidade nossa em acreditar que as formas de se trabalhar e divulgar seu negócio não acompanhariam essas novas transições. 

Hoje em dia as redes sociais, com destaque para o Instagram, são poderosíssimas ferramentas de trabalho, e não se engane, já deixaram de ser luxos ou “extras” e se integraram ao campo de itens essenciais para um bom negócio atualmente.

A velocidade com que as informações correm hoje em dia faz com que quem não se adaptar, tenha sérios prejuízos financeiros, e talvez acabe até por fechar as portas.

Mas sem desespero, o UMEC está aqui justamente para ajudá-lo nessa difícil jornada de sobreviver ao mercado nos dias atuais. 

Marketing para oficina mecânica – Canais para se investir

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

A verdade é que cada um deles atinge um diferente tipo de público e possui uma especificidade própria. 

O Instagram é o mais badalado dos quatro, possui uma presença forte do público um pouco mais jovem (até 30 anos). Atualmente é a principal referência quando se trata de social media atualmente e caso você não saiba por onde começar, é por ele mesmo!

O Facebook atinge um público de uma idade um pouco maior ( de 30 anos para cima) e anda de mãos dadas com o Instagram, utilizar um e não utilizar o outro é como separar suas almas gêmeas.

O Twitter possui um caráter bem mais pessoal e informal, a ação de marcas dentro dessa rede parece muito mais com uma conversa pessoal entre amigos do que com uma propaganda ou uma estratégia de marketing.

O LinkedIn possui o caráter mais profissional de todos, e está fortemente relacionado à contratação de novos funcionários e formação de networking com profissionais da área.

 

Ter um site próprio ajuda no marketing da oficina mecânica?

Se você conseguisse andar pelo mundo virtual como andamos no mundo real, como seria a sua empresa lá dentro? Esse é o papel de um site, mostrar o seu negócio no mundo digital. Assim como no mundo físico ela precisa ser bem estruturada e funcional para seus visitantes.

É de fundamental importância que seu negócio possua um website próprio, sempre atualizado e com todas as informações que seus clientes podem vir a querer saber como: horário de funcionamento, tipos de serviços que presta e até mesmo um blog.

Além disso você pode cadastrar o site no Google meu Negócio e com isso receber avaliações de clientes para que com isso atraia novos clientes.

No caso do UMEC, por sermos um e-commerce de autopeças, nosso site possui todos os produtos que estão disponíveis em nosso catálogo.

Primordialmente para compor o website, antes é necessário que sua empresa possua um logotipo e uma identidade visual própria. Mas o que seria tudo isso?

  • O logotipo está relacionados ao símbolo de sua oficina. Qual o desenho e o tipo de escrita que representam sua loja?
  • A identidade visual nada mais é do que as cores que a sua empresa adotará para usar em tudo que ela se comunica.

Todavia essa parte do trabalho é totalmente individual e deve se adequar ao seu gosto pessoal; o logo e a identidade visual podem ou não estar ligados a  algum significado maior, o importante é que o jogo de cores e desenhos seja agradável, pois os funcionários e clientes irão vê-lo por muitas horas do dia.

 

Marketing e a Coleta de dados dos clientes

Inegavelmente por conta do bom serviço que temos certeza que seus clientes recebem, é de se esperar que eles não irão retornar à oficina com muita frequência, e justamente por conta disso é importante se fazer presente na vida do seu consumidor, à distância. 

Pois afinal de contas algum dia aquele cliente vai precisar novamente de serviços de reparação mecânica, e caso você tenha proporcionado a ele boas experiências, então sua oficina será procurada novamente.

 

Overdelivery o marketing que fideliza

Você como cliente já comprou um produto e/ou serviço e recebeu algo SEM SABER além do que esperava? Isso se chama overdelivery.

É uma técnica dentro de marketing que significa entregar além do que foi adquirido a fim de gerar uma melhor experiencia no cliente.

Por exemplo, o cliente deixou o carro para uma manutenção e quando o recebeu, pegou o veiculo lavado, cheiroso e com uma cartinha escrita a mão agradecendo a escolha da oficina.

Então, você entendeu o que aconteceu? O cliente levou o carro para um serviço e acabou recebendo algo a mais sem saber.

Importante, overdelivery não tem haver com promoção ou brinde. Se o cliente já sabe que vai ganhar aquilo, ele acaba não se surpreendendo porque já sabia do “presente”. Por isso tem que ser algo que ele não esperava.

 

Mais sobre Fidelização

Mas não se engane, fidelizar um cliente vai além de realizar um bom serviço, claro que uma reparação de qualidade é essencial, porém através da coleta de dados dos clientes , é possível enviar para eles conteúdos e informações como cartões de aniversário, de feliz natal ou até mesmo avisando sobre um novo tipo de serviço que agora é feito na oficina.

Claro que a frequência desses anúncios não será como de lojas de roupas que todas as semanas recebem produtos novos e elaboram promoções, mas o lado bom disso é que o investimento nesse tipo de ação não precisará ser muito alto, e acredite, da muito certo.

 

A importância do bom relacionamentos dentro do setor

Pode não parecer, mas as redes sociais, podem ser pontes entre você e outros profissionais da área quando o assunto é marketing para oficina mecânica.

Ao postar conteúdo em sua conta, outras oficinas irão segui-lo, e assim você poderá segui-los de volta e assim quem sabe uma nova amizade pode estar surgindo e até uma nova pessoa para indicar seus serviços. 

 

Baixos custos para iniciar um bom marketing para oficina mecânica

Sobretudo vale lembrar que grande parte do que mencionamos acima são estratégias de baixo ou nenhum custo inicial. É claro que após algum determinado crescimento irão demandar uma atenção ou um investimento maior, e nesse caso já estarão dando resultados.

Então o que você está esperando? Vá agora iniciar sua presença nas redes sociais, elas são o futuro de todos os ramos!

Assim, mesmo que você já tenha esse trabalho sendo feito e não sabe exatamente como melhorá-lo, ou não sabem nem como começar, fique de olho, pois soltaremos mais textos com mais dicas sobre o assunto. 

Grande abraço e até a próxima, e lembre-se: evite sair de casa

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Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.

Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/

 

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