Junta de cabeçote: Prevenção de vazamentos

Junta de cabeçote: Prevenção de vazamentos – O motor de um carro funciona a partir de uma grande combinação de movimentos, colisões e explosões, tudo acontecendo sob um elevado nível de pressão e em altas temperaturas.

Em meio a todos esse eventos acontecendo ao mesmo tempo um sistema de lubrificação e um sistema de refrigeração se tornam essenciais.

Esses dois sistemas funcionam como uma espécie de tubulação, sempre direcionando os líquidos de arrefecimento e óleos lubrificantes para os locais corretos.

A junta tem por finalidade a vedação da câmara de combustão, para assim evitar qualquer tipo de vazamento e manter em correta circulação os sistemas de água e óleo, que são responsáveis pela refrigeração e lubrificação do motor.

É como se essa peça fosse a protetora do sistema de encanamento do carro, mantendo sempre tudo em ordem e evitando vazamentos e desvios de líquidos.

Composição do kit de válvulas

Sendo localizada entre o cabeçote e o bloco do motor, essa peça não se faz exclusiva nessa região, e para acompanhá-la existem alguns outros componentes. 

  • Tampa de válvulas
  • Coletor de escape
  • Coletor de admissão
  • Retentores de válvula
  • Retentores de comando
  • Parafusos elásticos (somente em alguns)

Para o momento da compra, existem kits de juntas de cabeçote, os quais são equipados com esse componentes mencionados acima, entretanto sempre existe também a possibilidade da compra individual para casos específicos.

Junta de cabeçote queimada

Alguns dos principais sintomas de que algo de errado está acontecendo na região da junta são: o superaquecimento do motor e a diminuição rápida do líquido de arrefecimento.

Na grande maioria dos casos essa situação está atrelada ao fato da junta de cabeçote estar queimada, e essa condição ainda pode ser responsável por inúmeras outras dificuldades a serem encontradas.

Como por exemplo a mistura de óleo com líquido de arrefecimento, que pode ser notada por uma alteração no aspecto do óleo (caso este venha a parecer mais aguado e apresentar cores mais claras).

Ou ainda o motor apresentando dificuldades de realizar a partida e perdendo força durante seu funcionamento, pode estar relacionado com problemas nas atividades dos cilindros, que acontece em decorrência da queima das juntas e pode se agravar com algum possível vazamento.

Ainda existe a possibilidade de se notar uma quantidade fora do comum de fumaça pela saída do escapamento, a causa dessa situação é nada mais nada menos que um sinal de que a água e o óleo estão se misturando e vazando para a câmara de combustão, mais um problema decorrente da queima da junta.

Alguns tipos de Juntas

  • Amianto ou grafite fibroso: tiveram sua circulação proibida pelo fato de que a aspiração de seu pó é causa de graves problemas de saúde
  • Metálicas: possuem um custo um pouco mais elevado mas um durabilidade superior para compensar
  • Juntas de borracha são utilizadas para terminar de selar o cabeçote

 

Dicas para a troca/reparação da junta de cabeçote

Por ser constituída de material maleável e propenso a deformações, uma junta de cabeçote jamais pode ser reutilizada. 

O que isso quer dizer? Como assim reutilizada?

Quer dizer que qualquer simples aplicação da peça, por mais leve e rápida que seja, pode gerar uma deformação em seu estado de fábrica. Uma vez que isso ocorre ela não mais poderá ser realocada, pois não apresentará a mesma a eficácia no que diz respeito à vedação, fazendo com que a principal função dessa peça não seja cumprida.

É importante ressaltar que a dica citada acima também é válida para os parafusos que servem para fixar a junta; uma vez que eles forem utilizados não devem ser reutilizados em outra oportunidade, também são maleáveis e se adaptam ao espaço que lhes é proposto.

 

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