Junta de cabeçote: Prevenção de vazamentos
Junta de cabeçote: Prevenção de vazamentos – O motor de um carro funciona a partir de uma grande combinação de movimentos, colisões e explosões, tudo acontecendo sob um elevado nível de pressão e em altas temperaturas.
Em meio a todos esse eventos acontecendo ao mesmo tempo um sistema de lubrificação e um sistema de refrigeração se tornam essenciais.
Esses dois sistemas funcionam como uma espécie de tubulação, sempre direcionando os líquidos de arrefecimento e óleos lubrificantes para os locais corretos.
A junta tem por finalidade a vedação da câmara de combustão, para assim evitar qualquer tipo de vazamento e manter em correta circulação os sistemas de água e óleo, que são responsáveis pela refrigeração e lubrificação do motor.
É como se essa peça fosse a protetora do sistema de encanamento do carro, mantendo sempre tudo em ordem e evitando vazamentos e desvios de líquidos.
Composição do kit de válvulas
Sendo localizada entre o cabeçote e o bloco do motor, essa peça não se faz exclusiva nessa região, e para acompanhá-la existem alguns outros componentes.
- Tampa de válvulas
- Coletor de escape
- Coletor de admissão
- Retentores de válvula
- Retentores de comando
- Parafusos elásticos (somente em alguns)
Para o momento da compra, existem kits de juntas de cabeçote, os quais são equipados com esse componentes mencionados acima, entretanto sempre existe também a possibilidade da compra individual para casos específicos.
Junta de cabeçote queimada
Alguns dos principais sintomas de que algo de errado está acontecendo na região da junta são: o superaquecimento do motor e a diminuição rápida do líquido de arrefecimento.
Na grande maioria dos casos essa situação está atrelada ao fato da junta de cabeçote estar queimada, e essa condição ainda pode ser responsável por inúmeras outras dificuldades a serem encontradas.
Como por exemplo a mistura de óleo com líquido de arrefecimento, que pode ser notada por uma alteração no aspecto do óleo (caso este venha a parecer mais aguado e apresentar cores mais claras).
Ou ainda o motor apresentando dificuldades de realizar a partida e perdendo força durante seu funcionamento, pode estar relacionado com problemas nas atividades dos cilindros, que acontece em decorrência da queima das juntas e pode se agravar com algum possível vazamento.
Ainda existe a possibilidade de se notar uma quantidade fora do comum de fumaça pela saída do escapamento, a causa dessa situação é nada mais nada menos que um sinal de que a água e o óleo estão se misturando e vazando para a câmara de combustão, mais um problema decorrente da queima da junta.
Alguns tipos de Juntas
- Amianto ou grafite fibroso: tiveram sua circulação proibida pelo fato de que a aspiração de seu pó é causa de graves problemas de saúde
- Metálicas: possuem um custo um pouco mais elevado mas um durabilidade superior para compensar
- Juntas de borracha são utilizadas para terminar de selar o cabeçote
Dicas para a troca/reparação da junta de cabeçote
Por ser constituída de material maleável e propenso a deformações, uma junta de cabeçote jamais pode ser reutilizada.
O que isso quer dizer? Como assim reutilizada?
Quer dizer que qualquer simples aplicação da peça, por mais leve e rápida que seja, pode gerar uma deformação em seu estado de fábrica. Uma vez que isso ocorre ela não mais poderá ser realocada, pois não apresentará a mesma a eficácia no que diz respeito à vedação, fazendo com que a principal função dessa peça não seja cumprida.
É importante ressaltar que a dica citada acima também é válida para os parafusos que servem para fixar a junta; uma vez que eles forem utilizados não devem ser reutilizados em outra oportunidade, também são maleáveis e se adaptam ao espaço que lhes é proposto.
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