GOLF IE – SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

Veremos nesta aula o sistema de combustível, com baixa pressão e apenas um eletroinjetor, o chamado monoponto. vamos ao golf 1.8, boa aula!

DETALHES

Como a linha de combustível não tem sensores em sua linha, devemos sempre fazer os testes de medições de pressão de linha, pressão máxima e estanqueidade da linha nas revisões.

Microsoft PowerPoint - UMEC 090 SCOPINO GOLF ie

Observem que o coletor de admissão faz a distribuição para os quatro cilindros, ou seja, trabalha com ar e gasolina já previamente misturados, e deve ser aquecido para melhor rendimento.

Esta unidade Bosch, com a denominação MA 1.2.3 comanda o relé auxiliar, o conhecido relé da bomba com negativo pelo pino 25, fechando o circuito do relé e acionando-a já por três segundos ao ser ligada a ignição.

Montado dentro do tanque de gasolina, temos neste módulo de combustível o sensor de nível, o copo, saída e retorno da gasolina, o pré-filtro e a bomba elétrica que envia o combustível na linha de pressão.

Quando energizada a bomba gira empurrando o combustível para a linha que está ligada, saindo do tanque, passando pelo filtro externo e chegando até a tampa do corpo TBI.

Pelas imagens vocês puderam notar que a bomba e o copo ficam fora de centro, ou seja, não é um copo fixo, há uma mobilidade pela mangueira flexível e chicote também.

Há muitos problemas de derretimento do conector lado chicote, sendo uma peça substituída separadamente. observe bem que os pinos grossos são da bomba, e os finos da boia de nível.

Está ligado ao mesmo chicote da bomba, mas possui funcionamento totalmente isolado, servindo apenas de apoio no módulo de gasolina dentro do tanque. seus fios vão direto ao painel de instrumentos.

DICA – Ao ser ligada a ignição a bomba já é acionada por três segundos, assim o sistema já fica pressurizado esperando a partida do motor, e a injeção de combustível acima da borboleta.

É a peça responsável pela filtragem da gasolina após a saída da bomba e antes do único injetor deste sistema. Tem vida útil próximo a 30.000 km e quando obstruído força e aquece a bomba.

Temos apenas um ponto de saída da gasolina pressurizada em 1 bar deste sistema, é pelo injetor único, bem no centro da tampa do corpo de borboleta, injetando sob a borboleta.

A bomba apenas envia a gasolina, quem faz a regulagem desta pressão é a mola calibrada na tampa do regulador de pressão, sempre em 1 bar, e a linha de retorno é livre.

A alimentação positiva vem do f18(2), já o controle do tempo de injeção, o t i efetuado pela ecu é pelo pino 7(3). Ainda neste conector temos o controle do sensor de temperatura do ar(1-4).

Dica – A linha de retorno é livre até o módulo de combustível dentro do tanque. se houver alguma restrição no retorno haverá um aumento na linha de pressão também.

PERGUNTA – A BOMBA É A PRINCIPAL FALHA NESTE CIRCUITO ?
Resposta: Sim. É o item que mais apresenta falhas.

1 responder
  1. Amanda Forbs
    Amanda Forbs says:

    Muito bom ponto de vista e exatidão no conteudo. Palavras simples muitas vezes expressa o que temos no coração e a decisão cabe a cada um de nós mesmos sobre isso. Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *