GOLF IE – ROTAÇÃO, TEMPERATURA DO MOTOR E VSS

Iniciamos as aulas sobre os sinais de entrada deste sistema ma 1.2.3, e abordaremos o sinal de rotação do motor, temperatura d´água e sinal de velocidade. vamos ao golf 1.8, boa aula!

Detalhes – sendo um sistema simples e aplicação mais antiga, temos no distribuidor deste veículo o grande e importante sinal de rotação do motor, fase e PMS, ou seja, em uma única peça temos importantes sinais.

Motor– na troca da correia dentada, sempre devemos posicionar o distribuidor pelo eixo auxiliar para nas marcas corretas tenhamos o rotor apontando para o corte no distribuidor em 1° cilindro.

ECU – esta unidade Bosch, com a denominação ma 1.2.3 recebe e adequa todo o mapeamento pelos sinais do pino central do distribuidor, agindo de forma a mapear a injeção e a ignição deste sistema.

O distribuidor – montado no bloco do motor, mas ligado ao eixo auxiliar temos o distribuidor de ignição, mas que para nós o importante é o sensor de rotação, que está na sua carcaça protegido pela tampa.

Microsoft PowerPoint - UMEC 093 SCOPINO GOLF ie

Funcionamento – o sensor hall trabalha com tensão da bateria e aterramento. em seu centro temos o sensor de efeito hall que gera um sinal digital em onda quadrada conforme ocorre a passagem da janela ligada ao eixo.

O corpo – temos uma simples carcaça, apenas com a janela para gerar o sinal do sensor hall, sendo quatro janelas onde a do 1° cilindro é correspondente a 9° menor que as outras 3.

Os testes – a forma mais simples e direta é durante a partida do motor, com a caneta de polaridade no fio central, devemos ter o pulso conforme ocorre a passagem de cada j anela pelo sensor.

A queima do hall – ocorre basicamente quando ocorre a inversão de polaridade em uma suposta correção ou troca de seu conector. fora isso, raramente teremos a queima deste sensor, nem seu desgaste.

DICA – sem o sinal do sensor de rotação o motor não funciona, ou seja, é um sinal fundamental para qualquer adequação tanto na questão de tempo de injeção quanto de mapeamento da ignição.

Temperatura do motor – é o sensor de temperatura, com um termistor do tipo NTC que informa a ecu através da variação de sua resistência a temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

Plástico – temos um sensor de material plástico, com um anel o’ring e trava de fixação na flange de água do motor. é do tipo duplo isolado, ou seja, em uma única carcaça temos dois sensores.

Duplo isolado – temos a ligação do sensor de temperatura com a injeção eletrônica pinos 1 (17) e 3 (42), e uma outra isolada ligação com a marcação do painel de instrumentos, sem rede can.

VSS – está ligado ao painel de instrumentos pelo pino 27, fio central, e deste é ligado à ecu (36) pelo pino 07 do painel. recebe positivo pela linha 15 e aterramento e é do tipo hall.

DICA – o controle de temperatura do motor com acionamento e corte do eletroventilador não passam pela ecu, ou seja, é do tipo ligação direta via interruptor (cebolão).

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *