GOLF IE – INJETOR, CANISTER E AQUECIMENTO DO COLETOR.

Nesta aula sobre os comandados pela ecu, veremos o eletroinjetor único, canister e o sistema de aquecimento do coletor de admissão.

DETALHES
Com apenas um eletroinjetor, montado de forma bem centralizada e ainda no corpo de borboleta, temos o chamado sistema monoponto onde um único injetor alimenta todos os cilindros.

Com o sistema monoponto temos o coletor de admissão úmido, ou seja, por ele já passa a mistura de ar e gasolina em formação, ou seja, quase que na fase final do que chamamos de mistura homogênea.

A ECU
Esta unidade Bosch, com a denominação ma 1.2.3 faz o controle do eletroinjetor único para os quatro cilindros, assim os comandos enviados são muito próximos um dos outros, para compor as 4 injeções.


O INJETOR

Trata-se de uma eletroválvula que recebe positivo e um controle negativo em sua bobina interna, que quando energizada efetua a elevação de sua agulha interna abrindo passagem ao combustível.

Em seu conector não é possível inverter as posições do positivo e negativo, e a ecu faz o controle apenas do pulso negativo, o chamado t i tempo de injeção controlado em ms milisegundos.

Está na tampa do corpo tbi , onde há a alimentação do combustível de forma constante e pressurizado, e o retorno livre. quem fixa o injetor é o seu próprio conector.

A ecu faz o controle do tempo de injeção sempre com os cálculos previamente determinados em projeto, afinal a pressão do sistema de combustível é de apenas 1 bar.

Em cada remoção para limpeza a cada 30.000 km temos a necessidade de troca dos anéis o´ring´s e a tela de retenção de impurezas, mesmo tendo na linha um filtro de gasolina e pré-filtro no tanque.

1. 43 5v temp. ar
2. f18 injetor
3. 07 injetor
4. 17 aterram.

resistência: 1,5 ohms

Se temos apenas um injetor qualquer sujeira ou crosta irá afetar diretamente o funcionamento do motor, como retomadas e lenta, portanto a sua limpeza é muito necessária.

é um controle efetuado pela ecu via relé para aquecer o mais rápido possível o coletor de admissão para que a mistura ar e gasolina não tenha problemas de chegar às câmaras de combustão.

Ao ser ligada a ignição e dada a partida a ecu aciona um relé que irá enviar positivo (tensão da bateria) diretamente para uma resistência elétrica no coletor, provocando se aquecimento.

LIGAÇÕES
Através do relé R13, a ecu envia negativo para sua bobina interna via pino 28, estando energizado o relé envia tensão da bateria de seu pino 87 ao terminal da resistência de aquecimento no coletor.

É do tipo controle positivo de temperatura onde estando energizada a resistência aumenta, aumentando sua temperatura, como de um chuveiro. o aterramento é direto na carcaça.

Temos o sistema canister de controle evaporativo dos poluentes do tanque de gasolina, e a válvula de purga do sistema controlada pela ecu pelo pino 03, e o positivo é via relé 12.

DICA
Engasgos nas acelerações rápidas são forte indício de coletor de admissão frio, portanto devemos testar seu sistema de aquecimento e também a sua resistência elétrica.

PERGUNTA
o aquecimento com falhas indica falha no Scanner ?

RESPOSTA
Não. Não é um comando monitorado pela ecu.

 

Vídeo aula completa:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *