GOLF IE – ATUADOR DE LENTA E IGNIÇÃO

Para fecharmos o tema do Golf, veremos os detalhes do atuador de lenta e o sistema de ignição.

 

O controle do atuador de marcha lenta efetuado pela ecu é diretamente em cima de um came do eixo da borboleta aceleradora, assim é muito importante um indicador de borboleta fechada ou aberta para a ecu.

Este sinal da borboleta está no próprio interruptor instalado na ponta do atuador, ou seja, esta peça acaba sendo uma espécie de sinal de entrada e de comando de saída (atuador).

Esta unidade Bosch, com a denominação MA 1.2.3 faz o controle do atuador de marcha lenta, sendo um controle passo a passo, com boa precisão, mas também há muitos problemas neste componente.

Trata-se de um atuador comandado pela ecu através de um motor elétrico tipo corrente contínua, que irá girar uma porca em um cursor para a direita ou para a esquerda, conforme sentido da corrente.

Este cursor está apontando justamente para o suporte batente da borboleta, assim pode-se empurrar este suporte, movimentando o eixo e abrindo a borboleta aceleradora, controlando a rotação.

Por fazer força para abertura do eixo, temos a sua fixação no corpo de borboleta e fixo por 03 longos parafusos, não pode trabalhar solto, pois danificaria seu eixo interno.

  1. Ao 26 motor CC
  2. Ao 16 sensor do atuador
  3. F15 positivo do sensor
  4. Aterramento
  5. Ao 10 interruptor
  6. Ao 2 motor CC

Além de um sensor de funcionamento do atuador que envia sinal ao pino 16 da ecu, temos na ponta do atuador um interruptor de borboleta, que fecha o circuito ao pino 10 da ecu.

Via scanner é possível simular seu funcionamento, mas basta alimentar o atuador com positivo e negativo para observar seu movimento, e inverter a alimentação para inversão do sentido.

 

Dica 02
Muitas vezes ocorre falha intermitente no atuador provocado por mal lubrificação em seu eixo, nestes casos, afaste a coifa e aplique graxa em spray, que melhora seu deslizamento voltando a funcionar.

É um sistema bem simples, do tipo convencional com bobina de ignição única com módulo de potência, distribuidor de ignição, tampa, rotor, cabos de ignição e velas. possui ajuste inicial.

A ecu comanda o negativo do módulo de ignição, já sequência correta e com as correções de avanços e ângulo de permanência. O módulo amplificador apenas aumenta este sinal diretamente à bobina.

  1. Aterramento
  2. Ao 24 pulso
  3. Linha 15

O módulo está ligado diretamente aos pinos 1 e 15 da bobina.

 

Todos os pinos dos sensores e atuadores ligados ao motor estão neste conector múltiplo, que aliás apresenta muita falha de mal contato e até corrosão dos pinos internos.

 

Pergunta:
A bobina apresenta muita falha neste sistema ?

R: Sim. Mas também há problemas de cabos, tampa e rotor.

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