GOLF IE – ATUADOR DE LENTA E IGNIÇÃO
Para fecharmos o tema do Golf, veremos os detalhes do atuador de lenta e o sistema de ignição.
O controle do atuador de marcha lenta efetuado pela ecu é diretamente em cima de um came do eixo da borboleta aceleradora, assim é muito importante um indicador de borboleta fechada ou aberta para a ecu.
Este sinal da borboleta está no próprio interruptor instalado na ponta do atuador, ou seja, esta peça acaba sendo uma espécie de sinal de entrada e de comando de saída (atuador).
Esta unidade Bosch, com a denominação MA 1.2.3 faz o controle do atuador de marcha lenta, sendo um controle passo a passo, com boa precisão, mas também há muitos problemas neste componente.
Trata-se de um atuador comandado pela ecu através de um motor elétrico tipo corrente contínua, que irá girar uma porca em um cursor para a direita ou para a esquerda, conforme sentido da corrente.
Este cursor está apontando justamente para o suporte batente da borboleta, assim pode-se empurrar este suporte, movimentando o eixo e abrindo a borboleta aceleradora, controlando a rotação.
Por fazer força para abertura do eixo, temos a sua fixação no corpo de borboleta e fixo por 03 longos parafusos, não pode trabalhar solto, pois danificaria seu eixo interno.
- Ao 26 motor CC
- Ao 16 sensor do atuador
- F15 positivo do sensor
- Aterramento
- Ao 10 interruptor
- Ao 2 motor CC
Além de um sensor de funcionamento do atuador que envia sinal ao pino 16 da ecu, temos na ponta do atuador um interruptor de borboleta, que fecha o circuito ao pino 10 da ecu.
Via scanner é possível simular seu funcionamento, mas basta alimentar o atuador com positivo e negativo para observar seu movimento, e inverter a alimentação para inversão do sentido.
Dica 02
Muitas vezes ocorre falha intermitente no atuador provocado por mal lubrificação em seu eixo, nestes casos, afaste a coifa e aplique graxa em spray, que melhora seu deslizamento voltando a funcionar.
É um sistema bem simples, do tipo convencional com bobina de ignição única com módulo de potência, distribuidor de ignição, tampa, rotor, cabos de ignição e velas. possui ajuste inicial.
A ecu comanda o negativo do módulo de ignição, já sequência correta e com as correções de avanços e ângulo de permanência. O módulo amplificador apenas aumenta este sinal diretamente à bobina.
- Aterramento
- Ao 24 pulso
- Linha 15
O módulo está ligado diretamente aos pinos 1 e 15 da bobina.
Todos os pinos dos sensores e atuadores ligados ao motor estão neste conector múltiplo, que aliás apresenta muita falha de mal contato e até corrosão dos pinos internos.
Pergunta:
A bobina apresenta muita falha neste sistema ?
R: Sim. Mas também há problemas de cabos, tampa e rotor.
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