Sensor de detonação: Conceito e funcionamento
Sensor de detonação – Para aqueles que observam de fora, esse nome pode causar algum espanto, porém para todos que fazem parte do ramo de autopeças e reparação automotiva com certeza ouvir essas palavras já é parte do dia a dia.
Olhando de uma panorama geral todo o sistema de injeção eletrônica é gerenciado pela famigerada UCE (Unidade de Comando Eletrônico) que trabalha em parceria com seus sensores e atuadores.
Como o próprio nome já sugere os sensores são responsáveis por acompanhar o desempenho do sistema e enviar informações para a UCE, esta por sua vez irá coordenar a ação dos atuadores, baseando-se nas informações recebidas, para que a dificuldade ou instabilidade seja superada, zelando assim sempre para um funcionamento mais eficiente.
Dentre alguns sensores estão a sonda lambda, o sensor de temperatura e claro: o sensor de detonação e alguns dos atuadores mais conhecidos seriam o atuador de marcha lenta, os bicos injetores e a válvula solenoide.
Sensor de detonação: Conceito e funcionamento
O motor dos automóveis funciona a partir de pequenas explosões geradas pela combustão, e como qualquer processo conhecido e dominado pelo ser humano, este também está sujeito a irregularidades e pequenas “falhas”.
Nessa situação a “falha” é chamada de combustão aleatória, ou batida de pino, e quando esse fenômeno ocorre são provocadas vibrações nas paredes da câmara de combustão, e isso pode gerar queda de rendimento e redução na vida útil do motor.
Para que os danos causados sejam minimizados é necessário que a combustão, ou detonação seja estabilizada e é nesse ponto especificamente que o sensor de detonação desempenha seu papel.
Ele irá captar a vibração no bloco do motor e então informará na unidade de comando a situação atual em que a câmara se encontra, então a UCE irá corrigir gradativamente o processo de detonação e assim evitar a combustão irregular.
Composição do Sensor de detonação
Essa peça é formada por uma massa metálica e uma cerâmica piezoelétrica. Ao vibrar, um sinal elétrico é gerado, e esse é o canal de comunicação entre o sensor e a unidade de comando, e em conjunto esses dois componentes conseguem diferenciar a detonação de outras fontes de vibração mecânicas presentes no motor, e para evitar qualquer tipo de interferência, o cabo que liga o senso à UCE necessita ser blindado, com uma malha envolvente e aterrada.
O sensor de detonação é parafusado no bloco do motor, próximo aos cilindros de combustão, essa configuração é utilizada para que toda as vibrações possam ser captadas da melhor forma, e dependendo da quantidade de cilindros o número de sensores de detonação também pode variar também.
Testando o Sensor de detonação
Existem dois diferentes tipos de teste que podem ser realizados para verificar se o funcionamento dessa peça está correto, um deles envolve um multímetro e o outro envolve um scanner:
- TESTE COM MULTÍMETRO:
Após desligar o motor, desconecte o chicote do sensor, insira as pontas de prova do multímetro nos pinos A e B do sensor, e lembre-se de manter o multímetro na escala de tensão alternada. Bata de leve com um martelo no bloco do motor, mas cuidado para não acertar o sensor de detonação, ou você poderá danificar a peça. Caso haja leitura na tela do multímetro então o sensor está funcionando corretamente, caso não haja, então é melhor notificar seu cliente rapidamente.
- TESTE COM SCANNER:
Diferentemente do outro tipo de teste mencionado acima, quando se opta pela utilização de um scanner é necessário manter o motor funcionando durante a análise. Após conectar o dispositivo deve-se observar o parâmetro de avanço presente no scanner, e em seguida bater com o martelo no bloco do motor da mesma forma que na outra técnica e verifique a oscilação do avanço.
Sensor de detonação: Fornecedor de qualidade
Para que um carro funcione de forma eficiente e possa circular sem apresentar problemas é necessário que esteja utilizando-se de equipamentos de qualidade.
Para nós do UMEC, tão importante quanto vender é fazer com que o produto recebido pelo cliente esteja em bom estado e que possua a qualidade necessária para bem atendê-lo.
Nesse processo um fornecedor de confiança é indispensável, por isso nos afiliamos às indústria DS tecnologia automotiva, a qual distribui produtos de altíssima qualidade.
Para mais informações acerca desse item você também pode assistir ao vídeo disponibilizado pela própria fábrica ou ainda buscar seu site oficial.
Existem várias formas de se realizar testes nesse componente e no sistema ao qual ele faz parte. Para mais informações sobre esse aspecto, você pode encontrar tanto no site do nosso patrocinador, Ds Tecnologia Automotiva ou em seu canal do YouTube.
Lembre-se sempre de praticar e divulgar a manutenção preventiva! Um abraço e até mais.
Nós do UMEC desejamos que seu veículo esteja sempre muito bem cuidado e estamos à disposição para qualquer necessidade, pode nos contatar por whatsapp: (11)2902-1907 ou visite nossa página na web:https://www.umec.com.br/
Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica. Você também fica por dentro das dicas de manutenção e de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.
Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!