Não viaje antes de realizar um checklist de manutenção preventiva no seu veículo!

Checklist de manutenção preventiva

Imagine a seguinte situação, você está iniciando sua viagem de férias com a família quando, de repente, e seu carro resolve que é hora de parar no meio do nada! Isso mesmo, ELE resolve! Você olha para os lados, para seus acompanhantes e se vê sozinho num lugar desconhecido e aparentemente perigoso. Você não sabe o que fazer, porém lembra-se muito bem o que deveria ter feito antes de pegar a estrada: a manutenção preventiva de seu veículo! Agora, além de estar exposto a uma situação onde tudo mais parece um filme de terror, você também pode ter prejudicado algum componente vital do veículo por excesso de uso e esta falta de cuidado pode custar caro!

Manter a manutenção do carro em dia é importante para garantir a sua segurança nas ruas e estradas. As pessoas, quando precisam saber sobre sua saúde, fazem o famoso checkup. A palavra em inglês já é bem conhecida de nós brasileiros e é sinônimo de exames médicos investigatórios. E, assim como nós precisamos fazer exames para saber a situação de nossa saúde, nossos veículos também precisam de uma avaliação periódica. À esta lista de “exames” Damos o nome de checkup de manutenção preventiva veicular.

A manutenção preventiva veicular visa a identificação re problemas e a correção de falhas antes mesmo que elas aconteçam. Isso evita prejuízos e aumenta o nível de segurança do veículo. Realizar a manutenção preventiva não significa apenas visitar o mecânico periodicamente. Existem tarefas que não exigem conhecimento técnico aprofundado e que podem ser realizadas pelo proprietário do veículo. Este procedimento não só ajuda a manter o carro em ordem, como também reduz a possibilidade de problemas mais graves no futuro.

Pensando nisso, preparamos um checklist básico para que você mesmo realize a checagem de seu veículo e, assim, se evite algumas dores de cabeça! Para você que não sabe muito, ou mesmo nada sobre o assunto, vamos apresentar algumas soluções para que você não fique na mão.

Com o checklist que preparamos (download no final deste post) e manual do proprietário do veículo nas mãos, verifique:

  • Nível de Óleo: Com o motor frio, retire a vareta de óleo e verifique seu nível. Se estiver baixo ou no mínimo, complete o reservatório com o produto indicado no manual do veículo. Se tiver rodado mais de 10 mil km desde a última troca, é recomendável fazer substituição completa do óleo;
  • Líquido de arrefecimento: Verifique o nível, se estiver no mínimo, adicione o líquido na proporção recomendada pelo fabricante;
  • Água dos limpadores do para-brisa: Nada pior que descobrir que o carro está sem água quando mais se precisa deles, não é mesmo? Verifique o nível do reservatório e, se necessário, complete com água limpa;
  • Setas e faróis – Outros itens importantes que devem ser verificados são os faróis e as setas, alto e baixo. Peça ajuda para alguém enquanto aciona todas as setas, faróis, lanterna, luz de ré e freios. Em caso de alguma lâmpada estiver queimada, faça a substituição antes de pegar a estrada;
  • Calibragem dos Pneus – Mantenha os pneus sempre calibrados. A calibragem deve ser feita de acordo com manual do fabricante do veículo. A calibragem  é importante, pois influencia diretamente no desgaste dos pneus, no consumo de combustível e desempenho do carro. Faça também sempre o alinhamento de direção e balanceamento dos pneus em empresas especializadas.
  • Extintor de incêndio – Um item que as pessoas não dão muita importância é o extintor de incêndio. Observe bem a pressão e o prazo de validade. Este item pode fazer toda a diferença em sua viagem.

Outros itens que são fundamentais e que não podem faltar no seu checklist são:

  • Triângulo de Segurança – Verifique se está no interior do veículo e se não está quebrado ou desalinhado;
  • Pneu Estepe – Confirme que o estepe está calibrado regularmente;
  • Macaco – Cheque seu funcionamento e se não está emperrado;
  • Chave de roda – Confirme se a chave é apropriada para o formato dos parafusos da roda;
  • Manual do proprietário – Mantenha-o no porta-luvas para consultas de emergência.

Ah, não se esqueça também de checar todos os documentos do carro, impostos e do condutor. Em caso de blitz, o carro pode ser apreendido se alguma documentação não estiver regularizada. Preste atenção se a habilitação do condutor está dentro da validade. Por lei, o condutor não pode dirigir com a carteira de habilitação vencida por mais de 30 dias – isso gera multa, apreensão do veículo e 7 pontos na CNH!

Baixe aqui o nosso Checklist de Manutenção Preventiva e viaje com segurança!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *