HYUNDAI TUCSON – Introdução
Iniciamos mais uma nova série da linha Hyundai, de um veículo que caiu tanto no gosto do brasileiro que hoje é fabricado por aqui.
Um motor 4 cilindros com duplo comando e 4 válvulas por cilindro.
Ficha Técnica
diant., transv., 4 cil., 16v, 1975 cm3
diâmetro x curso: 82 x 93,5 mm
taxa de compressão: 10:1
potência: 142 cv a 6 000 rpm
torque: 18,8 mkgf a 4 500 rpm
um motor 6 cilindros. ficha técnica
posição dianteiro / transversal/
cilindrada (cm3)v6 / 2968
diâmetro/curso (mm)86,7 / 75
taxa de compressão 10:1
potência (cv a rpm)175 a 6000
torque (mkgf a rpm)24,1 a 4000
Está na tampa traseira deste hyundai o nome do modelo, e mais a garantia da época de 4 ou 5 anos sem limite de quilometragem. Mas são poucos os concessionários.
É a melhor descrição para um veículo alto, com boa visibilidade, espaço interno e uma mecânica parcialmente adaptada para o solo brasileiro. bom nível de consumo e alto nível de ruído.
Nesta imagem vemos as chaves e alarmes reservas, além do manual do proprietário e manual de revisões do veículo. não há indicador de revisão no painel.
É de série em todos os modelos de tucson. o sistema de segurança passivo está presente e sem a leitura do código da chave não haverá liberação de funcionamento do motor.
Não se enganem se ao abrir o capô da Tucson você ter a impressão que já viu este motor antes, isso mesmo, as aplicações deste 2.0 de 16 válvulas vão desde tucson e i30, até kia sportage e soul
Pela própria disposição do motor 2.0 16 válvulas temos os coletores cross flow, ou seja, de fluxo cruzado, com coletor de admissão de uma lado e o de escape do outro, assim há um melhor fluxo natural da mistura.
Apenas o comando de escape está ligado ao virabrequim pela correia dentada. a ligação entre o escape e a admissão é por uma pequena corrente dentro do cabeçote.
Há as oitos válvulas maiores, que são de admissão, e as oitos menores de escapamento, com duplo comando de válvulas ligados por corrente. as velas estão centralizadas.
A troca da correia dentada destes motores não requer o uso de ferramentas especiais, apenas alguns cuidados com o espaço pequeno principalmente no motor v6, mas há marcas de referência.
DICA
Neste motor 2.0 16v temos a correia dentada ligando um comando ao virabrequin, e ainda a ligação entre os dois comandos é efetuada por uma pequena corrente.
PERGUNTA:
Por que há Tucson com uma ou duas saídas no escape?
Resposta: Porque uma ponteira é motor 2.0, duas ponteiras no escape é um motor de 6 cilindros.
ASSISTA A AULA COMPLETA
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!