CNH Digital – Aplicativo falso roubava dados dos usuários

CNH Digital falsa roubava dados de usuários – hackers criaram aplicativos falsos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para pagamento de IPVA, que, quando instalados pelas vítimas, infectam celulares Android. Segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab., os aplicativos estavam na Play Store desde dezembro do ano passado e foram oferecidos por um suposto Ministério da Tecnologia, mas não possuem vinculo algum com os Órgãos Federais. Quando instalados, eles exibiam instruções para validação da CNH DIGITAL assim como informações para o pagamento do IPVA, porém eles ativavam também Malwares que exibiam propagandas sem permissão do usuário.

CNH Digital - Aplicativo roubava dados dos usuários

A empresa de segurança que encontraram os aplicativos maliciosos dizem que eles foram baixados mais de 17 mil vezes desde que entraram na loja do Android. O Google não se pronunciou sobre o caso.

Ainda segundo a Kaspersky, no ano passado, os especialistas da companhia registram um crescimento de 31,3% dos ataques para dispositivos móveis. Na América Latina, as ameaças móveis mais difundidas são os Trojans Boogr.gsh, que se especializam em cometer crimes por meio de anúncios não solicitados, roubar o plano de dados das vítimas, a energia de suas baterias e obstruir o trabalho normal do dispositivo móvel. O Google afirma que já retirou aplicativos do ar.

A CNH DIGITAL foi implementado em todos os estados do Brasil em Fevereiro de 2018 e pode ser usada no lugar do documento oficial impresso. Ambas possuem o mesmo valor jurídico. A CNH digital poderá ser gerada gratuitamente usando apenas o celular. Ela permite levar sua carteira de motorista no smartphone, mesmo offline.

Saiba como ter os documentos no app oficial

Basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e escanear o QR Code da sua CNH. Então, é preciso fazer uma validação biométrica usando a câmera do smartphone para provar que é você solicitando o documento. Informe seu número de celular e pronto, a CNH digital estará em seu dispositivo

A CDT – Carteira Digital de Trânsito é a evolução da CNH Digital. Agora, além da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, também é possível ter a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV ( Documento do Veículo). Com a Carteira Digital de Trânsito você pode gerenciar seu documento de habilitação e de diferentes veículos em um só APP, direto do seu celular. Caso você já possua o app da CNH Digital, Basta atualizar o aplicativo “CNH Digital” que você já terá o app da CDT – Carteira Digital de Trânsito e a sua CNH disponibilizada automaticamente.

Se ainda não possuir o app da CNH Digital, siga os passos abaixo:

  • Instale o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;
  • Realize o cadastro de usuário;
  • É necessário confirmar a ativação do cadastro. Para isso, o usuário deverá clicar no link enviado para o e-mail cadastrado;
  • Validar o cadastro somente para o documento CNH Digital, por intermédio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
  • Para o documento CRLV Digital não é necessário realizar a validação do cadastro;
  • Gerar senha “Chave de Acesso;
  • Adicionar os documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
  • Visualizar os documentos adicionados.

Para mais informações acesse:

Perguntas frequentes:
https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/faq/carteiradigital

Tutorial:
https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/carteiradigital/tutoriais/html/index.html

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica automotiva, dicas de reparação, manutenção preventiva e cupons de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook:
 facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *