BMW é hackeada e roubada em menos de 20 segundos

BMW – Veículo usava um sistema que dispensa uso de chave para abrir e ligar o veículo, mas o sinal foi facilmente roubado e repetido

Em janeiro deste ano, uma câmera de segurança filmou dois ladrões roubando uma BMW no Reino Unido. Como o furto se deu é o mais impressionante: os criminosos hackearam o sistema do veículo com uma técnica que permitiu o roubo em apenas 23 segundos.

Como pode ser visto na seqüência, um dos ladrões está na varanda da casa do dono do carro pegando o sinal da chave, que é emitido permanentemente. Ao copiar o sinal e repeti-lo por meio de um dispositivo que está na mão de seu comparsa, ele pode enganar o carro para achar que o dono é quem está tentando abri-lo e dirigi-lo.

Em Julho do ano passado, o Umec – Universo do Mecânico, publicou uma matéria que explicava não só como os ladrões agiam como também se prevenir.

“”Você chega a uma casa que tem um carro estacionado na frente, detecta uma chave a dez passos dele, dentro de uma sala, e consegue desbloqueá-lo. As chaves automáticas estão constantemente emitindo sinais, ondas eletromagnéticas, assim como o rádio ou a TV. Podemos associar chaves e carros como uma música que é constantemente usada em uma rádio e uma fechadura que se abre ao ouvir essa música. Se eu conheço a música, posso abrir a fechadura.”

Leia também – EMBRULHAR AS CHAVES AUTOMÁTICAS DO CARRO EM ALUMÍNIO?

A indústria automotiva já está ciente do problema e busca incessantemente uma solução para que terceiros não consigam replicar a comunicação entre a chave o veículo. Enquanto ainda não há uma solução real, especialistas recomendam que é recomendado aos proprietários de carros com entrada sem chave que, na medida do possível, deixem-as afastadas de onde o veículo está estacionado.

BMW é hackeada e roubada em menos de 20 segundos

Isso dificulta o acesso ao sinal. Também é possível utilizar uma gaiola de Faraday doméstica para isolar o sinal emitido pela chave. Não custa muito caro fazer uma ou comprar uma pronta.

 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica automotiva, dicas de reparação e manutenção preventiva, novidades e descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook:
 facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *