Palhetas do Para-Brisa e seus cuidados

O verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro, às 20h23,  no horário brasileiro de verão, e se prolongará até às 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília. É nesta estação que ocorre grande parte da chuva anual da Região Sudeste. Os meses de janeiro e fevereiro e parte de março são os mais chuvosos. E é neste momento que nos lembramos dela, as palhetas do para-brisa.

Quem já teve que enfrentar uma tempestade sem poder usar o limpador do para-brisa tem ideia da falta que ele faz nessa situação. O acessório tem papel fundamental na segurança dos passageiros depois de garantir uma melhor visibilidade para o motorista. Por isso para não ter surpresas desagradáveis na época das chuvas e sempre bom fazer uma inspeção periódica do equipamento.

De acordo com especialistas, existem algumas dicas de serem seguidas para deixar o sistema em ordem e uma checagem periódica pode dizer muito sobre o estado de conservação da peça.

  • Mantenha o para-brisas e as palhetas sempre limpas;
  • Nunca acione o limpador com os vidros secos;
  • Mantenha o reservatório abastecido com água limpa e aditivo. Nunca utilize detergente doméstico;
  • Se perceber trincas, deformações ou ressecamento da borracha ou caso haja trepidação ou ruídos durante o uso, é hora de realizar a troca da borracha ou do limpador.

palhetas de para-brisa

Tipo de palhetas

Existem diversos tipos de palhetas e diversos tipo de material, como borracha, silicone, existe palhetas duplas, palhetas simples, as universais que servirão em qualquer carro ou palhetas específicas para cada carro. O limpador de para-brisas é um acessório obrigatório por lei e o não funcionamento deste item ou o mal uso pode lhe trazer uma multa grave mais cinco pontos na CNH.

O recomendado é trocar as palhetas ao menos uma vez ao ano. Já na questão de qualidade as de silicone são as melhores, pois têm menos chances de ressecar em comparação às de borracha. Sua eficiência também se mostra melhor, já que ela se molda ao vidro por ser mais maleável.

A troca é simples e qualquer um, seguindo as instruções do fabricante, pode fazer.

 

Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica automotiva, dicas de reparação, manutenção preventiva e cupons de descontos nas compras de peças e produtos automotivos.

Loja UMEC: www.umec.com.br
Palhetas do para-brisa
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook:
 facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *