Aditivos – Para que serve e como usá-los corretamente?
Aditivos – Para que serve e como usá-los corretamente?
Conhecido popularmente como água do radiador, o líquido do arrefecimento é um composto que utiliza etilenoglicol, uma mistura química largamente utilizada como anticongelante automotivo. É ele o responsável por evitar corrosões e o superaquecimento do sistema, então muitos cuidados devem ser tomados.
É no radiador que acontece o controle da temperatura do motor. Também é nesta parte que existe a troca de calor do motor com o meio ambiente. As peças que compõem o sistema de arrefecimento são: radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor. E é sobre essas peças que iremos falar, basicamente, o radiador. Se o radiador não está funcionando da maneira adequada e a temperatura está longe do ideal, há grandes chances do motor do carro ferver, além de apresentar um excessivo consumo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes. Tudo isso pode ser evitado com o uso do aditivo para radiador.
O que é o Aditivo?
O aditivo é usado para que o líquido de arrefecimento não ferva ou congele. Isso é essencial para o perfeito funcionamento do carro. O aditivo ajuda para que o motor permaneça funcionando em uma faixa de temperatura que o motor trabalhe em plenas condições.
O mercado de aditivos para radiadores, atualmente, oferece três tipos para radiador. Entre eles os aditivos compostos por etilenoglicol, que são altamente tóxicos, os aditivos orgânicos, que são biodegradáveis e, por fim, os aditivos sintéticos, de longa vida e tempo de duração estendido. Tenha em mente que fazer a mistura de um desses três aditivos não é positiva para o sistema do carro, pois pode influenciar diretamente no tempo de vida útil do motor e do produto.
Recomenda-se a substituição a cada 1 ano ou 30 mil quilômetros. Em caso de urgências, como no meio de uma viajem, você pode até repor o reservatório com água comum, porém de preferência para a água desmineralizada, pois a água de torneira contém sais minerais, flúor e cloro, podendo este último corroer materiais como alumínio, sendo assim, não é indicado o uso, apenas para uma emergência, como dito.
Atenção:
E fique atento nesse caso, se o nível do líquido baixar drasticamente, é necessário verificar a existência de algum vazamentos no sistema, como uma alguma braçadeira mal apertada, alguma peça avariada ou até mesmo uma simples tampa danificada. É importante procurar um reparador na sequência para uma avaliação do sistema, e claro, para que também a troca correta pelo líquido do arrefecimento seja feita. A troca do líquido do arrefecimento, já com a limpeza do sistema pode variar entre R$120,00 e R$150,00, dependendo da região do pais, mas atenção, cuidado com os produtos com baixo valor, porque você pode encontrar uma substância que não é exatamente o que você precisaria para colocar no seu carro.
Caso você opte por fazer a troca sozinho, você deve ter cuidado e é importante que o carro esteja frio, em especial o reservatório do líquido do arrefecimento, porque quando ele está quente, o ambiente está pressurizado e ao abri-lo o líquido quente pode jorrar, provocar assim graves queimaduras.
Diferentes colorações no líquido de arrefecimento:
Atualmente no mercado existem diversas colorações do líquido, como verde, azul, rosa, amarelo, porém a cor não influencia na qualidade do produto, é apenas uma preferencia das montadoras como parte da identificação, porém o produto possuir uma cor chamativa é muito importante, pois caso haja algum vazamento no veiculo, é por essa cor que o problema será identificado, diferente da água, que é incolor.
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