Embrulhar as chaves automáticas do carro em alumínio?
Embrulhar as chaves automáticas do carro em alumínio? Quem é fã de carros e gosta muito de dirigir já deve estar se preparando psicologicamente para um fato inegável: os dias dos carros comuns, como os conhecemos, estão contados. A tecnologia chegou e trouxe muitas facilidades para o nosso dia-a-dia, como o retrovisor digital, sensor de estacionamento, Park Assist e a cada dia que passa estamos mais próximos dos carros autônomos.
Porém nem tudo são flores, a tecnologia trouxe aos motoristas a possibilidade de você destrancar seu carro à distância através da chave automática. E o que há de ruim nisso? Ladrões que através de chaves virgens, replicam o código de acesso da chave original e assim tem acesso total ao veículo. Não é difícil achar os dispositivos necessários para cometer tal crime. Na internet há inclusive tutoriais de como fazer a cópia.
As chaves automáticas estão constantemente emitindo sinais, ondas eletromagnéticas, assim como o rádio ou a TV. Podemos associar chaves e carros como uma música que é constantemente usada em uma rádio e uma fechadura que se abre ao ouvir essa música. Se eu conheço a música, posso abrir a fechadura.
“Você chega a uma casa que tem um carro estacionado na frente, detecta uma chave a dez passos dele, dentro de uma sala, e consegue desbloqueá-lo. Enquanto as ferramentas estiverem disponíveis, o cenário para esses roubos me parece cada vez mais provável “, disse ao jornal USA Today o diretor do Centro de Segurança de Sistemas de Computadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, Clifford Neuman.
Passado x Futuro
Parece piada, mas apesar dos primeiros registros do papel alumínio ser de aproximadamente 1910, é ele que vem se mostrando a melhor precaução contra esta prática e assim protegendo algo tão tecnológico. Outra opção é comprar uma “bolsa de Faraday”, que tem a mesma função de isolamento do alumínio e serve como um escudo contra a transferência de informações que poderiam ser usadas no roubo do carro.
A indústria automotiva já está ciente do problema e busca incessantemente uma solução para que terceiros não consigam replicar a comunicação entre a chave o veículo. Enquanto ainda não há uma solução real, especialistas recomendam que é preferível usar o papel alumínio de que deixar as chaves onde provavelmente elas estão agora, como bolso da calça, dentro da bolsa ou sobre uma mesa.
Apesar de não ser a forma ideal para resolver o problema,este é o método mais fácil e barato para evitar dores de cabeça, pelo menos até o momento.
Acompanhe o UMEC nas mídias sociais e tenha acesso a cursos gratuitos sobre mecânica automotiva, dicas de reparação e manutenção preventiva, novidades e descontos nas compras de peças e produtos automotivos.
Loja UMEC: www.umec.com.br
Cursos de mecânica grátis: cursos.umec.com.br
Facebook: facebook.com/universodomecanico
Youtube: Youtube.com/UmecOficial
Instagram: @universodomecanico
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!