GOLF ie – Introdução / Unidade de controle
GOLF IE – INTRODUÇÃO / UNIDADE DE CONTROLE MA 1.2.3
Iniciamos as aulas sobre mais um veículo da vw, com um sistema do tipo monoponto, e características simples mas bem funcionais. Vamos ao golf 1.8, boa aula!
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DETALHES
Um motor de quatro cilindros, montado de forma transversal no veículo, com apenas 8 válvulas, comando simples, e ainda com o uso de distribuidor de ignição, estes são os detalhes iniciais.
O MOTOR 1.8
Com manutenção bem simples, temos neste golf um motor com acionamento mecânico via correia dentada, comando de válvulas, e comando auxiliar, que movimenta a bomba de óleo e o distribuidor.
A ECU
Uma unidade bosch, com a denominação ma 1.2.3 que comanda a ignição e a injeção de combustível do tipo monoponto. temos ainda o distribuidor de ignição e poucos sensores e atuadores neste sistema.
LOCALIZAÇÃO
A ecu está montada sob o painel antichama do veículo, bem próximo ao motor do limpador de párabrisas, protegido por uma capa plástica. ainda é uma ecu grande com facilidade de entrada de umidade.
FUNCIONAMENTO
É um sistema do tipo rotação x posição da borboleta, ou seja, é utilizado o sinal do distribuidor e os cálculos de densidade são utilizados os dois sinais de posição de borboleta.
AJUSTE TPS
Além de ajustes do ponto de ignição, temos ainda os ajustes da posição inicial do sensor de posição de borboleta. há ainda um atuador de marcha lenta que tem interruptor de posição fechada.
SENSOR DUPLO
Já que não há sensor de massa, ou de fluxo ou de pressão de ar map, neste sistema a posição da borboleta é tão importante que é efetuado por duas pistas, e duas respostas para a ecu.
PAINEL
Bem simples, com informações bem básicas, sem rede de comunicação can, e ainda sem a luz de anomalia do sistema de injeção eletrônica. a comunicação com a ecu é para a rotação e velocidade.
POSITIVO
Temos a linha 30 diretamente da bateria ligada ao pino 21 da ecu. a linha 15 pós chave de ignição ao pino 23. o comando do relé auxiliar que comanda a bomba é pelo pino 25.
NEGATIVO
São pontos ligados diretamente ao aterramento, os pinos:
1 12 15 20
o imobilizador libera a partida pelo pino 29 da ecu.
CONECTOR DIAGNOSE
Já é um padrão obd, de 16 pinos, que já alimenta com positivo e negativo o scanner automotivo, e faz a comunicação pelos pinos 11 e 29, para leituras, apagar memória, defeitos e atuadores.
CORPO TBI
É um sistema de controle de apenas um injetor, colocado acima da borboleta, com pressão constante de apenas 1 bar e linha de retorno. é o chamado sistema monoponto de injeção.
DICAS
- Os códigos de falhas são apresentados apenas via scanner, não é possível outra forma de identificar tais falhas registradas na memória desta unidade de controle bosch.
- Algumas curiosidades temos neste sistema de injeção, como as ausências dos sensores de detonação e de fase, e mesmo assim temos o funcionamento bem regular do sistema de injeção.
PERGUNTA
Este sistema é parecido com aplicado em outros veículos ?
R: Sim. É muito parecido com linha seat córdoba, vw van, e fiat tipo.
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